Dezembro Laranja conscientiza para os cuidados com a exposição solar

63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia

Postado em: 08-12-2016 às 15h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Dezembro Laranja conscientiza para os cuidados com a exposição solar
63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia

Esse mês é considerado como o Dezembro Laranja, onde é realizada a campanha de conscientização para o câncer de pele.  Além de alertar sobre os cuidados e prevenções contra a doença, a campanha visa informar, através de atividades motivadoras sobre o diagnóstico, que em muitas vezes pode ser tardio e mais trabalhoso o tratamento. Monumentos e pontos turísticos de várias cidades do país foram iluminados com a cor laranja para chamar a atenção sobre a prevenção dessa doença, que é o tipo mais comum de câncer no país e também no mundo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Continua após a publicidade

A médica e dermatologista Ana Regina Trávolo, explica que o fator principal para a prevenção da doença é o uso adequado do protetor solar, de fator de proteção 30 ou superior. “Esse hábito deve ser iniciado ainda na infância, uma vez que as queimaduras solares ainda na infância influenciam sobremaneira o desenvolvimento de câncer de pele posteriormente. O uso de roupas com fator de proteção solar, com chapéus e camisas com manga comprida também é benéfico em pessoas que trabalham expostas ao sol e quando em clubes ou viagem para a praia”, orienta.

Melanoma 

O paciente deve sempre estar atento a pequenas feridinhas que não cicatrizam, casquinhas que sempre voltam no mesmo local, carocinhos vermelhos ou translúcidos que surgiram recentemente e não somem. Esses são alguns dos sinais de alerta para o carcinoma basocelular (o câncer de pele mais comum) e para o carcinoma espinocelular (o segundo mais comum). Além disso, a especialista diz que devemos observar os “sinais”. “Sinais muito escuros, que apresentam surgimento abrupto ou crescimento recente, como bordas irregulares ou com modificações de cor também apresentam mais risco de serem Melanoma, que é um dos tipos de câncer mais agressivos”, observa Ana Regina.

Outro sinal que pode levantar preocupação são das pessoas com múltiplos sinais ou com antecedentes familiares de Melanoma, esses devem ser monitorados com mais frequência, pelo menos duas vezes no ano, através da consulta com o dermatologista e após o diagnóstico, muitos necessitarão do mapeamento de alguns destes “sinais” com a dermatoscopia digital, exame que permite a ampliação e comparação futura de alterações nos mesmos.

A Clínica Monte Parnaso, sempre buscando equipamentos de alta tecnologia, dispõe do Fotofinder, o qual realiza o monitoramento da pele e de possíveis sinais de alerta, os chamados nevus. “Esse equipamento permite obter e catalogar as imagens dos “sinais” em diferentes ampliações (exame chamado de dermatoscopia digital), de forma a fazer um acompanhamento mais preciso, viabilizando também comparações com exames futuros”, diz a dermatologista.

A médica Ana Regina Trávolo diz que através desse exame, é possível aumentar bastante a eficácia na detecção do Melanoma de forma precoce, que é um dos cânceres de pele mais agressivos e com risco de levar ao óbito do paciente.

Números

106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer;

63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia, o que equivale a 95 milhões de pessoas;

6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, entre outros locais. 

Veja Também