SUS oferece métodos contraceptivos

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) oferece várias ações de planejamento familiar. Há atividades educativas, distribuição de métodos contraceptivos (preservativos,

Postado em: 26-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: SUS oferece métodos contraceptivos

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) oferece várias ações de planejamento familiar. Há atividades educativas, distribuição de métodos contraceptivos (preservativos, pílula, anticoncepcional injetável e anticoncepcional de emergência), inserção de DIU e as cirurgias de laqueadura e vasectomia. Os métodos, que variam entre reversíveis – quando, mesmo com o uso, existe a possibilidade de ter filhos; e irreversíveis – quando não há mais chance de gravidez. Em ambos os casos, para ter acesso aos métodos, é necessário procurar uma unidade de saúde, onde profissionais darão orientações para o paciente realizar sua escolha.

Os reversíveis, também chamados de métodos temporários, são aqueles que, ao interromper o uso, é possível engravidar. Preservativos femininos e masculinos, pílulas, inserção de DIU, anticoncepcional injetável e anticoncepção de emergência são exemplos contraceptivos reversíveis oferecidos gratuitamente pela SMS. Com exceção dos preservativos, que podem ser retirados em qualquer unidade de saúde, os demais métodos necessitam de indicação médica. As interessadas devem procurar se informar sobre o procedimento em uma unidade de saúde e, caso o local não realize o procedimento, a paciente será encaminhada para uma unidade de referência. 

Já para os métodos irreversíveis, a laqueadura e a vasectomia são as opções de procedimentos cirúrgicos. As duas cirurgias são métodos contraceptivos. A laqueadura consiste na ligadura das tubas uterinas, parte do sistema reprodutor feminino. A cirurgia impede a descida do óvulo e a subida do espermatozoide para o útero, impossibilitando a gravidez. A vasectomia é um procedimento feito na bolsa escrotal do homem, onde passa o canal deferente, responsável pela condução dos espermatozoides para fora dos testículos. Mesmo com a cirurgia, a produção de espermatozoides continua. No entanto, eles são absorvidos pelo corpo, pois o canal pelo qual são expelidos é rompido na cirurgia.

Continua após a publicidade

Por ser definitiva, para realizar as cirurgias, a pessoa precisa atender certos requisitos. É necessário ter mais de vinte e cinco anos de idade e/ou ter pelo menos dois filhos vivos. Caso se enquadre, é necessário procurar a unidade de saúde da região, onde o paciente será encaminhado para cirurgia. É obrigatório participar de uma reunião com os casais ou pessoas declaradas solteiras que desejam realizar o procedimento cirúrgico.

Durante o encontro, a pessoa interessada assina, junto a seu companheiro (a), um documento manifestando a vontade de realizar a cirurgia. Segundo a lei, só depois de 60 dias de assinado o termo é que o paciente poderá ser operado. No ano de 2016, foram notificados pela gerência de Ciclos de Vida da SMS a realização de 170 laqueaduras e 116 vasectomias, em Goiânia.

Veja Também