Começa segunda etapa do BRT

Região entre o Terminal Isidória e o Terminal Cruzeiro recebe os primeiros trabalhos do projeto. Essa parte deve ficar pronta até dezembro deste ano

Postado em: 01-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Começa segunda etapa do BRT
Região entre o Terminal Isidória e o Terminal Cruzeiro recebe os primeiros trabalhos do projeto. Essa parte deve ficar pronta até dezembro deste ano

Wilton Morais

A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta semana os trabalhos do Bus Rapid Transit (BRT), nas proximidades do Terminal Isidória. Já na manhã de ontem, os motoristas que passavam pela Avenida 4ª Radial, no Setor Pedro Ludovico, se depararam com parte da via interditada. 

Continua após a publicidade

Durante a tarde, conforme apurou a reportagem do O Hoje, a equipe de trabalho realizava cortes para a colocação de manilhas. Apesar de a população considerar positivo o trabalho realizado com as obras do BRT, muitos questionam os transtornos. 

“Se ficar pronto logo está bem. Mas atrapalha a gente com o comércio. Começam em vários lugares, mas não acaba logo”, disse Edmar Pereira que trabalha em uma loja de manutenção de equipamentos, em frente às obras. 

A obra começou há um dia, e a expectativa do proprietário de uma ferragista é que “acabe”. Ipojucam Quintino considerou que pode levar prejuízo se as obras demorarem. “Para a população é um ganho. Vamos ver se vai funcionar. Que a promessa até o fim do ano seja cumprido”, argumentou. O ferragista também falou do trânsito. “Das sete às nove da manhã estava um caos. Acredito que depois das 17h também fique”, considerou.

Prazo

Apesar das preocupações, o gestor do contrato das obras do BRT, o engenheiro Leandro Wasfi Helou assegurou que até o fim de dezembro deste ano a região iniciada nas proximidades do Terminal Isidória deve ser entregue. 

“Neste primeiro momento estamos fazendo drenagem, para colocar cabos de iluminação e semaforização. Depois o canteiro central será transformado na pista de ônibus, como pista exclusiva. Após as laterais para os carros será feita”, explicou o engenheiro. De acordo com o gestor, o trecho iniciado irá até a rotatória da Avenida 4ª Radial com a Avenida Laudelino Gomes.  Em seguida até a Avenida Transbrasiliana. 

Helou disse que para evitar longos transtornos no trânsito a organização de desvios será realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito (SMT). “Não vamos trabalhar em todo o trecho de uma única vez, e sim em pedaços, liberando o trânsito por partes. De 200 em 200 metros vai liberando, seccionando sem prejudicar o traçado todo”.

Entre o Terminal Isidória e o Terminal Cruzeiro, serão investidos R$ 65 milhões. “Antes parou por problemas federais e municipais, as transferências ficaram prejudicadas. A crise foi forte na prefeitura. Agora, o prefeito [Iris Rezende] viabilizou a parte financeira e temos combustíveis para seguir sem parar”, considerou, ao assegurar que a abra não deve parar.

Obra

A obra completa do BRT deve ser finalizada em março de 2019. Após quatro anos, desde o lançamento em março de 2015. À época, a previsão era que a obra fosse concluída em 20 meses, mas pouco foi feito neste período. Até o momento cerca de 25% da obra já foi realizada, conforme a prefeitura. 

Demolição

A previsão é que em abril do ano que vem, o Terminal Isidória seja demolido para a adaptação do BRT. Um novo terminal provisório deve ser instalado durante o período de construção do novo modelo do terminal.

Veja Também