Mais de 12 mil árvores são plantadas nos canteiros centrais

Ação teve como objetivo a reposição de espécies e a contribuição para o bem-estar da população

Postado em: 26-04-2024 às 11h30
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 12 mil árvores são plantadas nos canteiros centrais
As árvores plantadas auxiliarão na regulação do clima urbano | Foto: Saulo Hermínio

Goiânia realizou o plantio de 12.744 mudas de árvores em canteiros centrais da cidade. A ação, que teve início em outubro de 2023, se estendeu até abril de 2024 e teve como objetivo a reposição de espécies e a contribuição para o bem-estar da população. 

Para aproveitar o período chuvoso e garantir a evolução de vida das mudas de arvores, a Comurg fez o plantio na Avenida T-9, com um total de 302 mudas plantadas, além, de outros trechos dos Setores Jardim Planalto, Bueno e Marista.

Desta forma foi finalizada a primeira etapa do plano de arborização. “Comemoramos a finalização desta etapa com a certeza de que estamos contribuindo para aumentar o bem-estar de cada morador de Goiânia”, afirma o presidente da Comurg, Rodolpho Bueno.

Continua após a publicidade

Segundo ele, as árvores, plantadas com altura entre 1 e 2 metros, auxiliarão na regulação do clima urbano, especialmente durante o período de estiagem. O plantio das mudas foi realizado de forma gradual ao longo dos últimos meses. 

Em 2023, entre outubro e dezembro, foram plantadas 5.054 unidades. Já em 2024 esse número subiu para 7.690, com destaque para o dia 13 de abril, quando 302 mudas foram plantadas ao longo da Avenida T-9, nos Setores Jardim Planalto, Bueno e Marista.

As espécies escolhidas para o plano compensatório foram selecionadas levando em consideração a adaptabilidade ao clima local e a sua capacidade de contribuir para a arborização urbana. 

Entre as principais estão Jacarandás Mimosos, Resedás, Paus Formiga, Bálsamos, Paus-ferro, Flamboyant Regis, Ipês, Sete-copas, Paus-brasil, Murtas, Nós de Porco, Sabãozinhos, Brincos de Índio, Oitis, Aroeiras Pimenta, Cedrinhos, Acácias, Patas de Vaca, Urucuns, Espirradeiras, Dracenas Verdes, Leias Verdes, Extremosas, Jasmins Cafés e Ingás.

“A arborização urbana contribui para a redução da temperatura, diminuição da poluição sonora e do ar, além de proporcionar sombra e beleza aos espaços públicos”, concluiu Rodolpho Bueno.

Veja Também