Picadas de escorpiões aumentam no verão

Clima úmido e quente contribui para o aparecimento do aracnídeo

Postado em: 21-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Picadas de escorpiões aumentam no verão
Clima úmido e quente contribui para o aparecimento do aracnídeo

Higor Santana*

No verão, o clima úmido e quente é considerado ideal para o aparecimento de escorpiões. Eles se abrigam em esgotos e entulhos, e a limpeza do ambiente e a adoção de hábitos simples, de acordo com o Ministério da Saúde, são fundamentais para prevenir picadas.

Continua após a publicidade

Do início do ano passado, até dezembro (início do verão), mais de 248 pessoas foram vítimas de picadas de escorpião no Estado. Nos últimos dois anos, foram registrados em Goiás 9.453 ataques com animais peçonhentos, com 20 mortes. O índice é considerado alto e envolve aranhas, cobras e escorpiões. De acordo com o Corpo de Bombeiros

Os acidentes com escorpiões são muito frequentes. Esse animal é pouco agressivo e possui hábitos noturnos. Geralmente são encontrados em pilhas de madeiras, cercas, sob pedras, cupinzeiros e adaptam-se bem ao ambiente doméstico.

A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas podendo apresentar dor imediata, vermelhidão da pele, edema leves e sudorese. Crianças abaixo de 7 anos apresentam mais risco de alterações sistêmicas nas picadas pelo escorpião amarelo, que podem levar a casos graves e requerem soroterapia específica em tempo adequado.

Em alguns casos as vítimas sofreram sequelas como amputação, déficit funcional (redução de potencial físico, psíquico e intelectual) e necrose externa. 

De acordo com dados do governo federal, o escorpião amarelo é o responsável pelo maior número de acidentes, principalmente com crianças. Houve aumento significativo de acidente com esse animal peçonhento, pois a fêmea não precisa do macho para se reproduzir. Costumam habitar em locais escuros, tais como buracos, fendas, entulhos, lixos e esgotos.

Em 2016 foram notificados 91.701 casos no país. Desses, 120 morreram. Em 2017, o número de registros subiu para 124.903 e o de mortes para 184. Em 2018, foram contabilizados 141,4 mil casos de acidentes com escorpiões no Brasil. O número de mortes ainda não foi divulgado, pois este, porque esse número só é calculado dois anos depois do ano de referência.

Prevenção

No ambiente urbano, a orientação para evitar a entrada de escorpiões em casas e apartamentos é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Os cuidados incluem ainda afastar camas e berços das paredes e vistoriar roupas e calçados antes de usá-los. Já em áreas externas, a principal dica é manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico.

Casos

Em outubro de 2018, uma mulher de 50 anos teve a perna picada por um escorpião no Residencial Orlando de Morais, região Norte de Goiânia. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima sentia fortes dores na perna e com sintomas de sudorese. Após ser socorrida, foi levada para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), onde foi recebida pela equipe médica e devidamente medicada. Logo após recebeu alta. (Higor Santana é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também