Plano de racionamento de água pode atingir dez cidades de Goiás

Desde agosto as medidas da Saneago, como rodízio de abastecimento, foram aprovadas para Goiânia, Aparecida, Goianira e Trindade - Foto: divulgação.

Postado em: 13-09-2019 às 16h10
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Plano de racionamento de água pode atingir dez cidades de Goiás
Desde agosto as medidas da Saneago, como rodízio de abastecimento, foram aprovadas para Goiânia, Aparecida, Goianira e Trindade - Foto: divulgação.

Nielton Soares

A inclusão de mais seis municípios no plano de racionamento de água será avaliada na tarde desta sexta-feira (13), pela Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR). As medidas foram elaboradas pela empresa de Saneamento de Goiás (Saneago). 

Desde agosto – quando houve a aprovação do plano, Goiânia, Aparecida, Goianira e Trindade fazem parte do plano de racionamento, que pode ser estendido para Damolândia, Nerópolis, Ouro Verde, Itauçu, Brazabrantes e Inhumas.

Continua após a publicidade

A AGR informou que o documento é preventivo e obedece as exigências do Comitê da Bacia do Meia Ponte para os municípios localizados na região do Rio. Por enquanto, os órgãos não divulgara o conteúdo da minuta, devido ainda não ter sido aprovada. 

Nível crítico 4

Na manhã dessa quinta-feira (12), a Saneago identificou redução no volume de água do rio de 1.481 litros por segundos, o que já justificaria o rodízio no abastecimento, uma vez que o limite estipulado é de 1,5 mil l/s, caso insista por mais de sete dias.

Essa medida funcionará da seguinte maneira: o abastecimento de água passa a ser interrompido a cada três dias, isso por bairros, seguindo um ciclo de dois dias com água, enquanto outras regiões ficarão desabastecidas por um dia. 

Abertura de reservatórios privados

A abertura de reservatórios de água privados na região do Meia Ponte está sendo outra medida adotada para melhorar a vazão do Rio. As comportas de uma represa privada em Santo Antônio de Goiás, a 30 km de Goiânia, foi aberta ontem (12). 

A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) aponta que haja 42 milhões de metros cúbicos de água reservada em barramentos acima de dois hectares, o estudo esta sendo feito por geomapeamento.

O total de reservatórios privados na Bacia do Meia Ponte chega a 400, indica os levantamentos. Cerca de 70 foram selecionados e os proprietários estão sendo comunicados para que possam abrir as comportas. 

Fiscalização 

Com intuito de melhorar a vazão do Rio, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), após exigência do Ministério Público de Goiás, anunciou a intensificação da fiscalização contra os produtores que fazem captação de água na Bacia do Meia Ponte. Para tanto, há até a participação da Polícia Militar de Goiás (PM-GO).

 

Veja Também