Produção de banana em Goiás pode posicionar o estado como 10º maior produtor nacional

Plantação pode atingir uma área de 13 mil hectares com produtividade em torno de 15,6 toneladas por hectare | Foto: Reprodução

Postado em: 12-04-2021 às 16h52
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Produção de banana em Goiás pode posicionar o estado como 10º maior produtor nacional
Plantação pode atingir uma área de 13 mil hectares com produtividade em torno de 15,6 toneladas por hectare | Foto: Reprodução

Jailson Sena

A produção de banana em Goiás deve alcançar 202,9 mil toneladas na safra 2021, fazendo do estado o 10º maior produtor nacional. Os dados são do boletim informativo Agro em Dados de abril, produzido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), órgão do Governo de Goiás. 

A estimativa é de que a produção alcance uma área de 13 mil hectares, com uma produtividade média de 15,6 toneladas por hectare. Atualmente, Goiás tem 2,5 mil estabelecimentos produtores de banana, distribuídos em 109 municípios.

Continua após a publicidade

Anápolis aparece em primeiro lugar, entre os municípios goianos que mais produzem, seguida por Uruana, em segundo lugar, e Pirenópolis, em terceiro. Completam o pódio de produtores da fruta no Estado Itaguaru (4º lugar), Santa Isabel (5º), Petrolina de Goiás (6º), Itauçu (7º), São Luís de Montes Belos (8º), Jaraguá (9º) e Anicuns (10º). 

A estimativa para o Valor Bruto de Produção da banana, em 2021, é de R$ 406,8 milhões, o que representa um aumento de 42,7% em relação ao ano anterior. O boletim também destaca que a comercialização da fruta nas Centrais de Abastecimentos de Goiás (Ceasa) foi de 1,8 mil toneladas, em fevereiro, sendo 77,9% do total comercializado oriundo da produção goiana. Entre os tipos comercializados, a variedade prata corresponde à maioria, com 60,9%.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destaca que a fruta tem um peso importante na mesa do goiano, e por isso tem atenção especial do Governo de Goiás. “A banana é um importante cultivo, sobretudo para abastecimento do mercado interno. Por isso, o Estado de Goiás tem uma atenção especial com a fruta”, salienta.

Veja Também