Quinta-feira, 28 de março de 2024

Além do movimento

Festival D’Olhar promove a dança como objeto da produção audiovisual

Postado em: 26-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Além do movimento
Festival D’Olhar promove a dança como objeto da produção audiovisual

Ludmilla Lobo

Começa hoje (26) o Festival Itinerante de Dança e Vídeo D’Olhar, que propõe a junção da dança com a produção audiovisual por meio de uma mostra competitiva. O festival será realizado entre os dias 26 e 30 de abril, no Centro Cultural da UFG, em Goiânia.  Serão exibidos 43 vídeos, selecionados dentre 103 títulos inscritos. Seis produções goianas estão concorrendo – além de dez documentários de outros estados e 27 de produção internacional. A entrada na mostra é gratuita e aberta ao público geral; já as oficinas são para artistas que se inscreveram antecipadamente.

Os vídeos foram avaliados pelos aspectos estéticos, enredo, coreografia e linguagem audiovisual. De todo o material recebido pela organização, 90% fazem parte da categoria vídeo-dança e, 10%, da categoria documentário. Segundo a organização do festival, foram enviados vídeos de diversos países – como Canadá, Portugal, Chile, Índia eFinlândia –, fato que contribuiu para a pluralidade de ritmos e linguagens do projeto, assim como os estilos de dança.No entanto, como um dos objetivos do festival é incentivar a criação davídeo-dança em Goiás, existe uma premiação específica para obras goianas.A coordenadora do festival, Lívia Batista,fala sobre essa diferenciação: “Como a produção de screendance (vídeo-danças) em Goiânia está começando agora, fica difícil comparar com um grupo que já tem mais acesso e prática”.

Continua após a publicidade

O festival

O Festival D’Olhar também terá oficinas, palestras e apresentação de documentários de mostras parceiras. O professor doutor em Artes Visuais pela UFRJ Leonel Brum irá ministrar um curso voltado para artistas e técnicos das áreas de dança. Já o professor de cinema documental Pedro Senna Nunes fará um workshop teórico prático sobre a criação de vídeo-dança. Os workshops são voltados para profissionais da dança, que receberão um certificado de participação no fim do evento. Com realização do Mova-se Projetos Culturais,o festival é o primeiro em Goiás a unir dança ao audiovisual, e conta com o incentivo do Fundo de Arte e Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

Sobre os desafios enfrentados pela equipe durante a produção do evento, a coordenadora explica: “O projeto foi premiado pelo Fundo de Cultura, em 2015, e nós tivemos dificuldades com o orçamento, já que o tempo até o recebimento dessa verba influencia nos valores do mercado”. Outra dificuldade, no início do projeto, foi uma insegurança quanto ao material que seria enviado para a mostra. “Pensar em como iríamos chegar a esses artistas era um desafio. Apesar disso, na minha avaliação tivemos um resultado muito positivo pelo número de inscritos e pela a qualidade dos vídeos enviados. Foi uma vitória”,pontua a coordenadora.

Lívia ainda comenta sobre a importância de programas governamentais que apoiam projetos artísticos. “Esse tipo de iniciativa contempla projetos que vêm para somar na cidade. Goiânia fica acostumada aos mesmos eventos com as mesmas pessoas. Sem esse incentivo, seria impossível fazer as exibições, premiar os artistas e realizar workshops com pessoas de fora”. Como forma de atrair pessoas que não são do ramo da arte, entre os dias 13 de maio e 17 de junho o festival levará a mostra de vídeos para os parques e praças da Capital.

A organização do projeto está confiante quanto ao sucesso do evento e planeja uma segunda edição para 2018.  “O projeto já está pronto, não é algo simples, mas estamos atrás de editais para conseguirmos patrocínio”, finaliza Lívia.  

Toda a programação do festival, com os artistas e os vídeos a serem exibidos, estão disponíveis no site do evento.

D’Olhar Itinerante: 

Aos sábados – 18h30

13/5 Vaca Brava (Setor Bueno)

20/5 Parque das Amendoeiras (Santo Hilário)

27/5 Parque Sabiá (Parque das Laranjeiras)

3/6 Parque Beija Flor (Jaó)

10/6 Parque Flamboyant (Jardim Goiás)

17/6Praça do Sol (Oeste)

SERVIÇO:

Festival Itinerante de Dança e Vídeo D’olhar

Quando: de 26 a 30 de abril

Onde: Centro Cultural da UFG, Praça Universitária – Goiânia 

Entrada gratuita

Informações: www.dolhar.com.br

 

Veja Também