Para se casar na areia
Em casamentos na praia, a organização é diferenciada, desde a definição da data até a escolha do modelo de vestido de noiva
O dia do casamento é a data mais esperada da vida de grande parte das mulheres. Algumas não abrem mão de dizer o tão esperado “sim” em uma igreja, outras sonham com o pôr do sol no campo, há aquelas que optam por fazer uma cerimônia restrita na casa dos familiares, e outras querem mesmo é casar com os pés na areia, o mar como testemunha e o sol no horizonte. A última opção tem crescido, e, com o aumento do número de noivas que escolhem casar na praia, o Destination Wedding se tornou tendência. A expressão, que em português significa casamento com destino, se refere às cerimônias que ocorrem fora da cidade em que os noivos vivem, especialmente no litoral.
A cerimonialista Thais Barbosa explica que os preparativos para as noivas que escolhem casar em praias são diferentes. “O primeiro passo é definir a data levando em consideração o período chuvoso. Depois, é preciso procurar uma pousada ou um resort”, diz. Ela conta que esses tipos de hotéis oferecem não somente a hospedagem, mas também a logística para o casamento, já que têm parceiros de confiança para indicar.
Ainda segundo Thais, outra diferença é a necessidade de ter a lista de convidados fechada desde o início, já que todos fornecedores precisam do número exato para entregarem um orçamento, e porque é preciso avisar a todos amigos e familiares com antecedência para se programarem para a viagem.
Vestido ideal
Outro fator para a noiva ficar atenta é o traje. “Praia exige vestidos mais leves, com movimento e menos brilho. Quando o vento bate, fica bonito na foto e ao vivo. Não existe nada mais feio do que quando o vestido de noiva não combina com o tipo de cerimônia escolhido”, alerta a cerimonialista. O estilista Fernando Peixoto, que atua no mercado de noivas há 20 anos, concorda. “Vestidos para casamentos na praia também podem aliar glamour e requinte, mas nada de modelos de princesa. As noivas precisam estar despretensiosas”, afirma.
Ainda segundo Thais, todo o conjunto precisa ornar. “Como normalmente se usa rasteiras em cerimônias no litoral, o vestido tem que combinar. Sei que não é fácil encontrar esse tipo de peça, mas transmitir essa leveza por meio do traje é essencial”, ressalta. Com seu olhar criativo, e depois de atender a noivas que optaram por Punta Cana, na Repúbli ca Dominica, Fernando de Noronha e Trancoso como cenário para o enlace matrimonial, Fernando Peixoto criou a coleção Acqua para atender justamente aos critérios levantados pela cerimonialista.
Inspirado no mar, na luz litorânea e nos tons claros e aconchegantes dos trópicos, e com foco no conceito de Destination Wedding, o estilista lançou, no dia 25 de fevereiro, em Brasília, 17 modelos exclusivos com tecidos leves, fluidos, e com aspecto artesanal caracterizado pela presença da renda renascença. Amanhã, Fernando Peixoto apresenta a coleção para as noivas de Goiânia em um coquetel no seu atelier, no Setor Marista. “A palavra liberdade é o que define esta coleção. Minha noiva neste momento é despretensiosamente elegante e meus vestidos valorizam a beleza natural desta mulher”, destaca o estilista.
O designer utilizou nesta coleção o princípio do high low que tomou conta da moda nos últimos anos. Mas o high low no mundo das noivas não significa trabalhar com matérias-primas pouco nobres, e sim trazer a comodidade e a praticidade do nosso cotidiano para o universo sofisticado do casamento. As proporções privilegiam o conforto, as formas naturais femininas, a mobilidade e todo o aspecto espontâneo do casamento ao ar livre.
Conchas, búzios e pérolas aplicadas ao tecido e detalhes em tons azuis referenciam o oceano a certos modelos. A cartela de cores principais da coleção é o clássico branco e o moderno off-white. “Minhas noivas sempre buscam ideias surpreendentes para seus casamentos. Meu trabalho é tornar este sonho real, original e adequado ao mesmo tempo. Somos um país abundante em luz, com praias paradisíacas, cores incríveis. Resolvi voltar meu olhar para o Brasil e buscar esta noiva que quer viver este sonho de maneira mais livre”, resume Fernando Peixoto.
Vantagem
Há quem diga que optar pelo Destination Wedding pode gerar economia no orçamento, já que normalmente os casamentos são mais rústicos, e o número de convidados, restrito. Mas segundo Thais Barbosa, o maior benefício aos noivos é o fato de ser uma cerimônia íntima, personalizada e com a presença de pessoas que realmente gostam do casal. “É um casamento muito bonito, leve, em que pode-se perceber o amor no ar”, afirma a cerimonialista.