O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
VIAGEM

Um tesouro polonês

Sede da Jornada Mundial da Juventude em 2016, Cracóvia é encantadora, pitoresca e repleta de atrações

Postado em 21 de março de 2016 por Sheyla Sousa
Um tesouro polonês
Sede da Jornada Mundial da Juventude em 2016

Segunda maior cidade da Polônia, com pouco mais de 750 mil habitantes, Cracóvia fica no sul daquele país, quase na fronteira com a  Eslováquia e, neste ano, vai sediar o maior evento católico do Mundo, a Jornada Mundial da Juventude, que acontece na última semana de julho. E, para os que forem até o encontro, além de participar da programação espiritual, há muito o que ver e fazer na cidade, uma verdadeira pérola do Leste Europeu, mas que carrega em sua história a triste lembrança do Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. 

Cracóvia, fundada em 966 d. C., foi capital do governo geral nazista durante a guerra e por isso mantém um ar de seriedade que fica mais evidente no Campo de Concentração de Plaszow e na fábrica de Oskar Schindler, o do famoso filme A Lista de Schindler. Mas, mes­mo assim, a cidade aos poucos se desapega do passado, pois tanto o centro histórico como o bairro judeu estão repletos de cafés, lojas e pubs e a Praça do Mercado, com quatro hectares de extensão, é um verdadeiro banquete medieval para os sentidos.

Há muito para ver e fazer em Cracóvia, da visita a monumentos seculares impressionantes, à apreciação de vistas encantadoras, obras de arte de classe mundial e curiosidades impressionantes. Explorar a Cidade Ve­lha em Stare Miasto, o centro histórico de Cracóvia com as suas igrejas góticas e a gigantesca Praça do Mercado (Rynek Glówny), uma das maiores praças da cidade na Europa, é um passeio inesquecível.

Visite Kazimierz, berço da cultura judaica, e Wawel, o Castelo Real, casa de três dinastias dos reis da Polônia, e a Catedral de Wawel, um impressionante santuário nacional da Polônia e peça central de Cracóvia. Há um número de lugares que também vale a pena explorar, entre os quais, as minas de sal de Wieliczka e os vales verdejantes que cercam Ojcow.

Cracóvia possui 42 parques públicos, incluindo a floresta Las Wolski sobre o conjunto de colinas. O anel Planty, de cerca de 30 jardins, que circunda o bairro histórico da Cidade Velha, é imperdível e o Parque Jordana, com as suas instalações de lazer, uma lagoa, pátios de voleibol e basquetebol, é um bom local para relaxar um pouco. O jardim botânico de Cracóvia foi criado em 1779 e hoje possui cerca de cinco mil plantas. Situado no centro da cidade, é um verdadeiro oásis.

CONTINUA NA PÁGINA 10 

Veja também