segunda-feira, 21 de setembro de 2026
ARTE

A vez delas: Exposição apresenta obras de grandes artistas mulheres do país

O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado, em São Paulo, está promovendo uma exposição exclusiva delas: mulheres artistas

Redaçãopor em
A vez delas: Exposição apresenta obras de grandes artistas mulheres do país
O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado

Marttha Loutsch - Garimpeiros. A participação feminina na arte brasileira teve um grande impulso com o Modernismo

A participação feminina na arte brasileira teve um grande impulso com o Modernismo. Foi principalmente a partir desse movimento que a arte produzida por mulheres no Brasil, e as próprias artistas, passaram a ser mais reconhecidas e a ocupar os espaços artísticos, culturais e sociais antes dominados pelos artistas homens. Para mostrar essa ascensão feminina na história da arte do país, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP), em São Paulo, está promovendo a exposição Elas: Mulheres Artistas no Acervo do MAB. A mostra apresenta 82 obras do acervo do museu, entre esculturas, pinturas, gravuras, desenhos, vídeos e fotografias de 64 artistas que tiveram uma grande representação no país. Entre as obras estão duas telas de Anita Malfatti e duas pinturas de Tarsila do Amaral, além de obras de Lygia Clark, Tomie Ohtake, Noemia Mourão, Djnaira e Maria Bonomi, entre outras.

“A exposição é um recorte das obras do acervo, mas em específico com obras produzidas por artistas brasileiras ou estrangeiras radicadas no Brasil”, disse um dos curadores da exposição, José Luis Hernández Alfonso, em entrevista à Agência Brasil. “A ideia é demonstrar um percurso de obras feitas por artistas do século 20 até os nossos dias, começando por Tarsila e Anita, que foram as duas artistas da vanguarda da arte brasileira. A partir delas, a visibilidade da mulher artista aparece na sociedade brasileira porque, até então, era desconhecida”, acrescentou.

A exposição foi dividida em três núcleos. “O primeiro núcleo demonstra todo o seu percurso desde Anita e Tarsila até os nossos dias. Aí temos pinturas, esculturas e desenhos e passa por todos os movimentos e todas as concepções estilísticas como Modernismo, Estruturalismo, Abstracionismo, entre outros. Depois temos um segundo bloco dedicado à gravura, que é muito importante na arte brasileira. E um terceiro núcleo dedicado à fotografia e a vídeo instalação”, disse o curador.

A exposição, gratuita, teve início no dia 18 de abril e termina no dia 25 de setembro. (Agência Brasil)

Foto: Marttha Loutsch – Garimpeiros (divulgação/MAB, Agência Brasil) 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Cirurgia íntima

saúde

Cirurgia íntima após o parto: quando é indicada e o que considerar antes de decidir

Especialista alerta que nem toda alteração na região íntima após a gestação exige procediment...
Gestante

saúde

Gestante sem dor e com ultrassom normal descobre ruptura da bolsa após teste rápido e evita complicações no parto

Caso ocorrido após mais de 40 horas de ruptura silenciosa, reforça a importância de exames capaze...
lútea

SAÚDE DA MULHER

Inchaço, acne e cansaço antes da menstruação têm explicação; entenda o que é fase lútea

Expressão viral nas redes descreve mudanças reais da fase lútea, como inchaço, acne e alteraçõ...
adolescentes

SAÚDE E COMPORTAMENTO

84% das adolescentes grávidas não planejaram a gestação, aponta pesquisa

Estudo mostra que conhecer o nome de um contraceptivo não garante seu uso; pesquisadores defendem e...
Virginia Fonseca inaugura academia de R$ 5 milhões em Goiânia com proposta inédita para mulheres

O SHAPE VEM?

Virginia Fonseca inaugura academia de R$ 5 milhões em Goiânia com proposta inédita para mulheres

Primeira unidade da WeGym reúne cerca de 650 equipamentos importados, dois andares e mensalidade ad...
endometriose

SAÚDE DA MULHER

Por que mulheres com endometriose sentem mais dor no frio? Especialista explica

Cirurgião ginecológico explica por que baixas temperaturas aumentam a sensibilidade dolorosa e ale...
Conceição Evaristo

Manifesto Library

Livro de Conceição Evaristo inaugura biblioteca de Dua Lipa

"Olhos d'Água" foi selecionado como a primeira obra da Manifesto Library, espaço dedicado a livros...
Marília Mendonça

RAINHA DA SOFRÊNCIA

Escolhida a atriz que interpretará Marília Mendonça em cinebiografia; saiba quem

Produção original do Prime Video começa a ser gravada em julho e levará às telas a trajetória ...