O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 28 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Cidades

Sine de Vapt Vupt volta ao normal depois de pane

Usuários que tentaram dar entrada em Seguro Desemprego enfrentaram dificuldades nos últimos dias

Postado em 6 de maio de 2016 por Sheyla Sousa
Sine de Vapt Vupt volta ao normal depois de pane
Usuários que tentaram dar entrada em Seguro Desemprego enfrentaram dificuldades nos últimos dias

Deivid Souza

Depois de uma semana com problemas, o serviço de entrada no Seguro Desemprego está voltando ao normal. Nos últimos dias, quem procurou as unidades Cidade Jardim, Buriti Shopping, Campinas e Garavelo teve dificuldades para pedir o benefício. O motivo, segundo a Superintendência Regional do Trabalho (SRT) em Goiás, foi a indisponibilidade de link de internet nas unidades. Ainda de acordo com o órgão, a conexão é de responsabilidade da administração do Vapt Vupt.

No começo da tarde, as unidades Campinas e Garavelo estavam com o serviço indisponível. Nas outras duas citadas no início do texto a entrada no seguro estava funcionando, mas com instabilidade conforme funcionários das unidades. Já no meio da tarde, a unidade Garavelo funcionava normalmente. O tempo médio de espera para atendimento era de aproximadamente 1h30.

O almoxarife, Firmino Helio de Paula, 56, aguardava para dar entrada no seguro. Para ele, a espera estava dentro da normalidade. “Eu acredito que está tudo dentro do normal. Já passei pela triagem, tirei cópia de alguns documentos e estou aguardando”, disse ao O HOJE.

O barman, Josivan dos Santos, 30, não sabia do problema que havia acontecido e foi de Goiânia para a unidade Garavelo, em Aparecida de Goiânia, com o objetivo de requerer a remuneração provisória. “Eu fui dispensado há uma semana, estou esperando eles conferirem minha documentação, mas cheguei há pouco tempo, parece que está tudo normal mesmo”, avaliou.

Média

Apesar do problema, o chefe do Setor de Políticas Públicas do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), Leonardo José de Paula, disse que o número de solicitações referentes ao mês de abril estava dentro da média apurada no mesmo período de 2015. “A gente sabe que o mercado vem mostrando que há um aumento do número de requerentes. Essa demanda demora um pouco mais para ser absorvida. Não houve aumento do número de postos”, considera.

Leonardo ressaltou que a falha no Vapt Vupt não está relacionada ao ministério. “Isso não tem ligação com a plataforma de informática do MTPS”, defendeu. Mesmo com a instabilidade, a SRT em Goiás contabilizou que na quarta-feira recebeu 1,6 mil requerimentos de Seguro Desemprego.

A reportagem ligou para a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) para que esta pudesse se pronunciar sobre o problema e até o  fechamento da reportagem não respondeu.

Agilizar

Na quarta-feira (4), o governo federal divulgou uma portaria regulamentando os prazos do Programa de Proteção ao Emprego (PPE). O objetivo é acelerar a análise dos pedidos protocolados pelas empresas. O PPE estabelece que empresas podem receber benefícios fiscais para não demitirem a força de trabalho. A iniciativa foi criada em julho do ano passado.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também