Mulheres no comando do sertanejo universitário
A cantora paranense Naiara Azevedo engrossa o time de mulheres no sertanejo universitário
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Elisama Ximenes
As mulheres têm ganhado cada vez mais destaque no mercado sertanejo. Algumas em dupla, outras em carreira solo, as cantoras ocuparam os palcos, e seus sucessos ganharam as listas das mais tocadas. Apesar de já termos tido histórico de cantoras sertanejas, antes, na história do Brasil, só depois de Simone e Simaria, conhecidas como As Coleguinhas, que a onda de mulheres no sertanejo universitário ganhou volume e força. Com a música 50 Reais, Naiara Azevedo é uma das cantoras que engrossa a lista de vozes femininas do estilo musical.
50 Reais foi escrita pela própria cantora, em parceria com Valéria Leão, Alex Torricelli e a dupla Bruno e Maycow. A letra da canção relata um caso de traição que a compositora enfrentou em sua vida. Naiara canta e conta, em versos, que encontrou o marido a traindo, em um motel, e desabafa sobre os seus sentimentos. O dinheiro que dá título à composição é oferecido pela cantora ao traidor, para que pague a conta da mulher, que, magoada, sugere que seja uma prostituta. Apesar do empoderamento feminino, a partir do protagonismo das letras e do palco sertanejo, a rivalidade entre as mulheres continua sendo narrada.
No vídeo oficial da música, Naiara divide o palco com a dupla tocantinense Maiara & Maraísa. As cantoras são outras que têm se tornado ícones do sertanejo feito por mulheres. Maiara e Maraísa são irmãs gêmeas e encantam o País com letras e vozes fortes. Elas chegam ao palco de Naiara com a fala firme: “Bora se juntar contra esses homens safados”. Apesar da letra de rivalidade feminina, a dupla e a cantora solo interagem com leveza e parceria durante o vídeo.
A canção de sucesso de Naiara Azevedo é recente, foi lançada no último mês de abril. A cantora investe não só no sertanejo, como também no arrocha e nas músicas de sofrência. O neologismo foi criado como sinônimo da famosa dor de cotovelo. Quer dizer, as canções de Naiara, tal qual de Maiara e Maraísa, Marília Mendonça e Simone e Simaria, investem pesado na temática da sofrência. Já no início do clipe de 50 Reais, a sertaneja confessa que a composição é inspirada em uma experiência real, pela qual passou.
Com a voz forte e marcante, a paranaense dá ênfase a cada verso de indignação e investe na interpretação e presença de palco. Naiara reforça o empoderamento em outras letras também. Em Coitado, ela enfatiza: “Coitado! Se acha muito macho”. A música é uma resposta feminina à música Sou Foda, de Carlos & Jader. Na música original, o eu lírico se acha avassalador, um cara interessante e reitera: “Esculacho seu amante até o seu Ficante”. Já na resposta de Naiara Azevedo, ela faz questão de provocar: “Não serve pra amante, talvez nem pra ficante”.
A produção de 50 Reais é de Blener Maycom. O produtor pertence à LSK Music. A especialidade da produtora é estourar artistas novos e que ainda não são conhecidos pelo público. Nomes como Thiago Brava, Humberto & Ronaldo e Felipe Araújo estão na lista de músicos e duplas com quem Blener Maycom trabalhou recentemente. Além disso, o produtor já trabalhou com as cantoras citadas na matéria, Maiara & Maraísa e Marília Mendonça.