Ajuda a Iraque requer mais dinheiro, diz ONU
Organização precisa de US$ 861 milhões para socorrer mais de 20 mil pessoas que fugiram de Fallujah e de áreas vizinhas
A coordenadora humanitária da ONU para o Iraque, Lise Grande, afirmou, na quinta-feira (9), que está profundamente preocupada com a crise humanitária que assola a cidade sitiada de Fallujah, no Iraque, e com o esgotamento do financiamento necessário à operação de assistência atualmente em curso na região.
Para fornecer ajuda de emergência às mais de 20 mil pessoas que fugiram de Fallujah e de áreas vizinhas desde meados de maio e aos 7,3 milhões de iraquianos vulneráveis, de acordo com a coordenadora da missão, a ONU e parceiros solicitaram 861 milhões de dólares este ano. Porém, apenas 31% (265 milhões de dólares) foram recebidos até o momento.
“Agentes humanitários estão trabalhando contra o relógio para prestar assistência às pessoas necessitadas. Queremos fazer ainda mais, e precisamos garantir que as famílias tenham sombra, abrigo, cuidados de saúde, comida e água”, disse Lise Grande.
“Estamos usando todos os recursos disponíveis, mas estamos ficando sem fundos. A comunidade internacional investiu tanto militarmente para derrotar o Estado Islâmico e precisa
fazer muito mais para ajudar as vítimas. Não podemos deixar essas pessoas sem recursos”, acrescentou.
Em visita a Ameriyat al-Fallujah, no leste de Anbar, Lise reuniu-se com pessoas que conseguiram estabelecer-se em locais seguros.
“Nós conversamos com as famílias que arriscaram suas vidas para escapar da cidade de Fallujah. Muitas caminharam durante dias para chegar à segurança, muitas foram baleadas, centenas se afogaram tentando atravessar o rio e milhares ainda estão presas no centro da cidade “, disse a coordenadora humanitária.
No entanto, segundo ela, muitos esforços estão sendo feitos para ajudar as pessoas assim que alcançam os acampamentos estabelecidos pelo governo.
O Mecanismo de Resposta Rápida, gerido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e com um consórcio de organizações não governamentais, distribuiu nos distritos de Fallujah e Abu Ghraib, milhares de kits com comida pronta, garrafas d´água e material de higiene.
Emergência
Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) está operando clínicas de saúde móveis, bem como estabelecendo centros de cuidados médicos primários nos campos. (ONU)