Publicitária faz vaquinha para levar exposição sobre mulher negra à Berlim
A mostra fotográfica ‘Raízes’ retrata a importância do cabelo na construção de identidade da mulher negra
Jéssica Chiareli
Tudo começou com uma atividade da faculdade. Sophia Costa, 22, decidiu realizar um ensaio fotográfico como trabalho de conclusão do curso de Publicidade, na Universidade de Brasília. O tema escolhido ela conhecia bem, viveu na pele, ou melhor, nos cabelos: a importância do cabelo na construção de identidade da mulher negra.
"Quando eu entrei na universidade eu alisava meu cabelo e tudo o mais, e quando passei pela transição capilar vivenciei uma transformação interna muito grande e percebi que esse era um processo coletivo", conta.
O projeto, que viraria um livro, deu tão certo que acabou se tornando a exposição 'Raízes', realizada no Co-Piloto, na capital do país. Durou apenas uma noite e garantiu não apenas a aprovação de Sophia no curso, mas o encantamento do público.
Desde então, ela não parou. Uma segunda exposição, de duas semanas, foi realizada em um shopping do Distrito Federal. Uma nova mostra está prevista para setembro. No inicío do mês, 'Raízes' chegará à Fundação Palmares, no Rio de Janeiro.
Atravessando o oceano
Além do Rio, Sophia recebeu o convite para outra exposição em setembro. Uma excelente notícia, não fosse um pequeno detalhe, para isso, seria preciso atravessar o Atlântico, viajando de Brasília a Berlim. "A integrante de um instituto alemão voltado para o empoderamento de mulheres entrou em contato comigo através da página do Raízes. Falou sobre como gostou do projeto e que queria muito levar a exposição para o instituto", relata Sophia.
Quando falou da impossibilidade financeira de custear os gastos, o instituto se ofereceu para ampliar as imagens, enviadas por Sophia em formato digital. Ela já havia se conformado em não acompanhar a exposição, quando comentou o caso com amigos, que sugeriram a realização de uma 'vaquinha' para a compra de passagens aéreas.
Em apenas uma semana, Sophia já arrecadou 50% da verba que precisa, correspondente a R$3.500,00, no entanto, ainda está distante de alcançar a meta. Para ajudá-la, faça a sua doação clicando aqui.
Fotos: reprodução (Facebook)