O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Luto

Autoridades políticas divulgam nota de pesar e repúdio pelo atentado em Itumbiara

Inúmeros políticos e entidades externaram, em nota, pesar pelo atentado em Itumbiara

Postado em 29 de setembro de 2016 por Toni Nascimento
Polícia Federal deve reforçar investigação sobre atentado em Itumbiara
Ação será composta por cerca de 13 delegados e 50 agentes e escrivães


O atentado com arma de fogo que resultou na morte do candidato a prefeito de Itumbiara José Gomes da Rocha e feriu o vice-governador José Eliton, ontem, em Itumbiara, causou consternação ao segmento da política e em representantes de instituições. Inúmeros políticos e representantes de entidades emitiram nota de pesar e repúdio ao atentado, e de solidariedade às famílias de José Gomes e do policial militar Vanilson João Pereira, mortos durante o ataque.

O governador Marconi Perillo, que não conseguiu embarcar ontem de volta dos Estados Unidos, enviou nota por meio da qual afirmou estar profundamente abalado: “Minha mais profunda solidariedade à família do Zé Gomes e do Cabo Vanilson João Pereira. Peço a Deus que console as famílias enlutadas. Meus melhores votos de rápida recuperação para o querido vice-governador José Eliton Júnior e para o senhor Célio Rezende, também vítima do atentado”. Célio Rezende é advogado da Prefeitura de Itumbiara. Ele e o vice-governador José Eliton estão em recuperação no Hospital de Urgências Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

Presidente do PSDB, o senador Aécio Neves disse que o partido recebeu a notícia com perplexidade e indignação, e contatou o Ministério da Justiça e para acompanhar os desdobramentos das investigações. “Externamos nossa solidariedade às famílias do ex-prefeito, do policial e também do vice-governador”, disse na nota. O senador Wilder Moraes emitiu nota em nome do Partido Progressista, do qual é presidente. Ele lamentou a morte de José Gomes e externou condolências à família do ex-prefeito. “José Gomes da Rocha era um candidato numa carreta, mas o que tinha de bondade não cabia naquela carroceria. Portanto, as balas atingiram um homem e vitimaram um povo”, afirmou.

O presidente da Assembléia Legislativa e governador em exercício, Helio de Sousa, disse em nota que a Assembléia repudia com veemência o atentado, e que os 41 deputados estaduais manifestam solidariedade aos familiares das vítimas e torcem pelo integral restabelecimento dos feridos. O deputado federal Jovair Arantes, que estava presente no momento do atentado, afirmou ter perdido o amigo e irmão José Gomes “de forma estúpida, covarde e cruel”. “Não podemos aceitar essa afronta ao legítimo processo eleitoral e à democracia. Meus sinceros sentimentos à família das vítimas dessa tragédia. Que Deus em sua infinita bondade console o coração de todos os amigos e familiares”, declarou.

Também deputado federal, Giuseppe Vecci externou solidariedade aos familiares das vítimas e rápida recuperação ao “amigo e parceiro de todas as horas, vice-governador José Eliton”. O presidente estadual do PSDB, José Vitti, também lamentou o atentado em nota: “Desejo ainda que a paz e o respeito ao próximo nunca sejam esquecidos, e que a tranquilidade volte a prevalecer nessa reta final de campanha".

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Goiás emitiu nota de repúdio ao atentado e manifestou desejo de rápida recuperação ao vice-governador José Eliton e ao advogado Célio Rezende. O ministro Gilmar Mendes afirmou que o atentado é “um episódio chocante e deplorável para todos os títulos".  O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, manifestou-se por meio de seu perfil no Twitter: “Lamento profundamente este ato de profunda violência e a morte do ex-deputado e meu amigo José Gomes. O meu desejo é que os demais atingidos se recuperem. Que Deus proteja a todos”.

O secretário do Meio Ambiente e presidente do PSD de Goiás, Vilmar Rocha, que estava na caminhonete onde as pessoas foram alvejadas, disse em nota que esteve hoje em Itumbiara “para dar o último adeus ao companheiro José Gomes da Rocha”. Afirmou que foi com  “imenso pesar” que se despediu dele. E acrescentou: “Um líder nato, voltado para exercer a vida pública com comprometimento e responsável por colocar Itumbiara no caminho do progresso e pela melhoria da vida de seus habitantes. Não é justo com a população que a política se torne refém da barbárie que presenciamos. Meus pêsames também à família do policial Vanilson João Pereira, que perdeu sua vida para salvar outras. Que Deus os console.”
 
Instituições

O Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás também emitiram nota de pesar e repúdio. O procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira, afirmou que a instituição avalia o fato como gravíssimo e o considera um atentado à cidadania, que deve ser apurado em todos os seus detalhes, para garantia da devida punição.

A OAB-Goiás manifestou pesar e tristeza pelo atentado. “A advocacia goiana vela a alma dos mortos nesse atentado, roga que Deus conforte os corações de amigos e familiares e se une em oração pelo pronto restabelecimento dos enfermos”, declarou em nota. O TJ-Goiás também divulgou nota de pesar:  "O Poder Judiciário do Estado de Goiás vem a público externar sua solidariedade cristã aos familiares de todos os vitimados pelo brutal atentado ocorrido ontem na cidade de Itumbiara. E, ao mesmo tempo, repudiar os atos de violência que vêm se tornando sistêmica no País”.

(Com informações do Governo do Estado)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também