Governador em exercício decreta luto oficial de três dias no Estado
A paralisação é uma homenagem pela morte de ex-prefeito e de policial militar em carreata em Itumbiara
Helio de Sousa, o governador do Estado em exercício, decretou nesta quinta-feira (29) luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-prefeito de Itumbiara José Gomes da Rocha e do policial militar Vanilson João Pereira.
No decreto, Helio ressalta que José Gomes exerceu “vasta” e “produtiva” atividade política, tendo sido eleito, em 1976, por Itumbiara, o vereador mais jovem do Brasil, assumindo cadeira de deputado federal em 1989, e sucessivamente reeleito para os mandatos de 1991 a 2003, eleito deputado estadual em 2003, e eleito prefeito de Itumbiara em 2004 e reeleito em 2008.
Com o falecimento, diz o decreto, Goiás perde uma de suas personalidades políticas mais importantes e respeitadas dos últimos anos, “notadamente por sua incansável e exitosa luta pelo desenvolvimento do Estado e pelos interesses do Município de Itumbiara”.
O decreto governamental também enaltece a coragem do cabo da Polícia Militar Vanilson João Pereira, que faleceu em cumprimento do dever legal, “sacrificando a sua própria vida para proteger a sociedade goiana, e, em especial, a pessoa do governador do Estado em exercício, José Eliton de Figuerêdo Júnior. Por fim, o decreto do Executivo ressalta que é dever do Estado reverenciar a memória daqueles que souberam doar sua existência à causa pública.
Em sua página pessoal no Facebook, o governador em exercício Helio de Sousa informou que, mais cedo, acompanhou o Ministro da Justiça, Alexandre de Morais, em visita ao vice-governador José Eliton, que se encontra hospitalizado no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em boas condições de saúde. Informou também que o vice-governador está internado na UTI “apenas como medida de precaução”.
Hélio disse que tem estado em contato direto governador Marconi Perillo, que se encontrava em missão oficial ao Canadá e aos Estados Unidos e já está voltando a Brasil. “Posso afirmar que tudo o que for necessário para esclarecer os fatos ocorridos nesta quarta-feira em Itumbiara está sendo feito neste momento. Há um grande efetivo das Polícias Civil e Militar naquele município, com a participação também da Polícia Federal. Posso afirmar que a situação está sob controle e o que aconteceu foi um fato isolado”, garantiu.
(Com informações do Governo de Goiás) (Foto: Carlos Costa)