Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina envio de tropas para Itumbiara
Os juízes eleitorais também afirmaram que o atentado na cidade gerou vários pedidos de dispensa do serviço eleitoral de alguns mesários convocados
Itumbiara deve receber soldados das Forças Armadas no próximo domingo. A medida foi autorizada pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves, acatando pedido de reforço de segurança feito por juízes eleitorais do município. Os magistrados locais alegaram que a morte do prefeitável José Gomes da Rocha (PTB) "deixou a população consternada e insegura", além de gerar "uma grande comoção e certa animosidade política, deixando a população extremamente insegura, a ponto de causar receio de comparecimento às urnas".
Os juízes eleitorais também afirmaram que a tensão gerou vários pedidos de dispensa do serviço eleitoral de alguns mesários convocados para atuarem como membros de mesas receptoras de votos. A cidade conta com 67 mil eleitores, divididos em 31 locais de votação.
De acordo com o despacho de Neves, "a gravidade do fato em análise, aliado ao calor das eleições, causou comoção pública que demanda cautela do Poder Público para que a situação não se degenere para um clima de insegurança coletiva". O ministro acredita que a atuação das forças federais proporcionará reforço da segurança e irá “assegurar a normalidade do pleito”. (Foto: reprodução: A Tribuna MT)