Vereador propõe transporte público exclusivo para mulheres
Projeto de lei prevê ônibus apenas para sexo feminino, objetivo é evitar assédios e fornecer segurança
Da Redação
O vereador Zander Fávio (PEN) é autor de um projeto de lei que tem dado o que falar. Ele propõe que as empresas de transporte público na capital circulem, durante horários de pico, ônibus de cor rosa, para transporte exclusivo de mulheres.
De acordo com Zander, o projeto visa oferecer um transporte mais digno para mulheres. O vereador afirma que ainda vivemos em uma sociedade machista e retrógada e que muitas vezes homens se aproveitam da “precariedade do transporte público para submeter mulheres a práticas delituosas ofensivas a sua dignidade e intimidade.”
A frota e os horários a serem oferecidos serão determinados pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia (CDTC) e não poderão ser inferiores a 30%. O projeto também prevê que os ônibus deverão ser pintados totalmente de rosa e exclusivos para mulheres. Preferencialmente também devem ser dirigidos por motoristas do sexo feminino.
A única exceção para o sexo masculino seriam garotos de até 14 anos acompanhados de suas mães ou responsáveis. As mulheres optariam livremente pelo uso de transporte exclusivo ou misto, sem tarifa adicional.
Foto : Reprodução