Alerta orienta população sobre como evitar doenças em enchentes
Surtos de leptospirose após alagamentos é uma das principais preocupações
Devido ao início do período chuvoso, alguns bairros de Goiânia foram acometidos por inundações. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), divulga à população um Alerta Epidemiológico e uma cartilha informativa, a fim de atentar para possíveis surtos de leptospirose nas regiões afetadas pelas fortes chuvas.
Por conta dos alagamentos, a leptospirose se torna uma das principais ocorrências epidemiológicas. A doença é causada por uma bactéria presente na urina de roedores e é, muitas vezes, adquirida com o contato da pele e mucosas com a enxurrada e a lama.
As pessoas infectadas podem sentir sintomas como febre, dores de cabeça e no corpo, podendo até, em casos graves, causar insuficiência renal e hemorragias, principalmente pulmonar. A orientação é que os indivíduos que manifestarem esses sinais devem procurar uma unidade de saúde e informar se nos 30 dias antes do começo dos sintomas teve ou não contato físico com locais alagados, principalmente após fortes chuvas ou ocorrência das inundações, para obter atendimento adequado.
Além da leptospirose, o Alerta e a Cartilha orientam sobre a contaminação da água e dos alimentos e o aumento de acidentes com animais peçonhentos, também causados pelas inundações.
Confira as orientações do Alerta Epidemiológico e da Cartilha. (SMS)