Em Aparecida, Secretaria de Transparência atuará junto com Controladoria Geral
O município implantou uma secretária responsável pela transparência, fiscalização e controle
Da redação
Os primeiros dias de funcionamento da recém implantada Secretaria Municipal de Transparência, Fiscalização e Controle de Aparecida se iniciam com agenda bastante significativa. O secretário da pasta, Einstein Paniago, esteve na tarde de ontem (4) na Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) para tratar de ações em parceria com o órgão. “Iremos atuar em conjunto com o CGE, aproveitando as principais experiências de boas práticas”, disse Paniago.
Ele afirmou que foi recebido pelo controlador-chefe, Adauto Barbosa Júnior, e que ficaram acertadas diversas parcerias entre os dois órgãos. “Foi aberto um canal de diálogo no sentido de promover ações conjuntas, visando a melhoria das eficácias do controle interno”, disse Paniago.
O secretário explica que o regime de parceria seguirá os moldes da que existe entre a CGE e órgãos como a Controladoria Geral de União (CGU) e o Ministério Público Federal do Estado de Goiás (MPF-GO). “Iremos estabelecer um regime colaborativo para o aprimoramento constante da eficácia do Controle Interno para uma administração pública de excelência. Com efetividade em suas políticas públicas, seus programas e projetos do Plano Plurianual (PPA)”, afirmou.
Einstein Paniago é advogado, fez parte por muitos anos do quadro docente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e atualmente é vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e gestor fazendário no Tesouro Estadual de Goiás. A Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle substitui a antiga Secretaria de Controle Interno em suas funções.
Comunicação
A prefeitura de Aparecida de Goiânia divulgou ontem, uma nota oficial, informando que está reestruturando seu setor de Comunicação Social, dentro de uma ampla reforma administrativa que se encontra em curso.
“Este processo visa reduzir custos com a máquina pública e assegurar a prestação de serviço de qualidade à população.
Neste contexto, a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) deixa de existir para a criação de uma nova estrutura de gestão desse setor, ligada ao Gabinete Civil da Prefeitura.
A reforma administrativa será encaminha nesta sexta-feira, dia 6, para a Câmara Municipal de Vereadores, oportunidade em que os detalhes da reforma serão explicados à sociedade e aos veículos de comunicação de Goiás.”