O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Governo

Marconi destaca projeção alcançada pela UEG

Instituição já está presente está presente em 41 cidades com 41 campi e mais 10 polos, com 138 cursos

Postado em 23 de janeiro de 2017 por Sheyla Sousa
Marconi destaca projeção alcançada pela UEG
Instituição já está presente está presente em 41 cidades com 41 campi e mais 10 polos

Da redação

O governador Marconi Perillo (PSDB) disse ao reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer, que está muito contente com a projeção da instituição desde que ela foi criada, em 1999. A instituição encerrou 2016 presente em 45 cidades, com 41 campi e mais 10 polos, e ofertando 138 cursos. Até o fim do ano passado, foram 1.244 projetos de pesquisas em diversas áreas do conhecimento, incluindo 279 projetos de iniciação científica e 58 de Iniciação Tecnológica.

O balanço divulgado pela UEG mostra mais números positivos: até dezembro último, haviam 327 alunos cursando mestrados e oito doutorados, áreas de Stricto Sensu. Além disso, foram formados 92 novos mestres. Já na categoria Lato Sensu, a UEG conta, atualmente, com 52 cursos de especialização.

As conquistas, nesse espaço de tempo, estão sendo creditadas aos investimentos realizados pelo Governo de Goiás, sob a determinação do governador Marconi Perillo, que implementou uma política de recuperação da qualidade do ensino, apoio à pesquisa e à extensão, recomposição do quadro de professores e capacitação profissional, segundo avaliação do reitor Haroldo Reimer.

De acordo com ele, o objetivo do Governo Estadual é expandir o incentivo à inovação, à pesquisa, à extensão, inserindo a universidade como o mais importante polo de geração de ideias e conceitos do Estado. “Estamos expandindo o investimento em infraestrutura, com a readequação, ampliação e construção de unidades de ensino da UEG”, pontua.

Sintetizando os avanços, Marconi disse que tem muito orgulho de tudo o que aconteceu com a UEG.“É uma instituição que se enraizou por todas as regiões do Estado possibilitando o desenvolvimento regional mais equilibrado. Onde a UEG está instalada nós temos a certeza de que haverá prosperidade, desenvolvimento maior em benefício de toda a sociedade”, declarou.

Processos

Em 2016, a UEG realizou dois processos seletivos. O primeiro ofertou 4.020 vagas e recebeu 16.322 inscritos. No segundo semestre, foram abertas 430 vagas, que contabilizaram 3.338 inscritos. Atualmente, há 18.846 alunos (64% mulheres e 34 homens) matriculados – dos quais 7.249 na licenciatura e 7.660 na graduação e 3.937 entre mestrado, doutorado e especialização.

No programa de Mobilidade Internacional (intercâmbio), a UEG fechou o ano com parcerias e convênios com 57 instituições em 11 países, sendo que 48 alunos participam do Programa Ciência Sem Fronteiras, três alunos estão no Programa Santander Universidades e outros três alunos estrangeiros foram recebidos em Goiás.

No total, os 41 campi contam com 726 salas de aula; uma editora, que publicou cinco livros e sete revistas no ano passado; 17 complexos administrativos; 27 auditórios; 41 bibliotecas, com acervo total de 314.898 livros; 140 laboratórios; 28 centros de idiomas, que atenderam 5.349 pessoas em 59 cursos; e o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede. 

Sete obras estão em andamento

Existem hoje sete obras em andamento na UEG, como a construção do Campus da Cidade de Valparaíso, já criado em lei e cujo o projeto arquitetônico está em andamento. Além dessa obra, está em fase de finalização de projetos a reforma da Eseffego.

Estão em construção o Campus Itaberaí; o prédio do Grupo de Estudo, Pesquisa e Tecnologia Ambientalmente Sustentável, em Anápolis; a conclusão do Laboratório de Biotecnologia, em São Luís de Montes Belos; a construção da 2ª etapa do auditório, em Formosa, e a construção do Centro de Pesquisa e Extensão de Laboratórios na Fazenda Escola, em São Luís de Montes Belos.

“Estamos atuando gradativamente em novos investimentos. Ao longo dos anos, investimos muito na aquisição e renovação da frota própria da universidade. Hoje temos uma frota de quase 60 veículos novos e seminovos, além dos micro-ônibus para uso exclusivo da UEG. Isso nos ajuda a atender os alunos dentro da demanda de mobilidade que deve acontecer entre os campi”, diz Haroldo Reimer.

 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também