O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Goiás Solar

Governo lança programa para desenvolver energia solar

Programa servirá para elaboração de políticas públicas e adoção de medidas para desenvolvimento da energia solar no Estado

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 17 de fevereiro de 2017
Governo lança programa para desenvolver energia solar
Programa servirá para elaboração de políticas públicas e adoção de medidas para desenvolvimento da energia solar no Estado

78391402d948091c3231863bcd66b3c8Renan Castro

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou, na tarde de ontem (16) o Programa Goiás Solar, no Palácio das Esmeraldas. O programa servirá para a elaboração de políticas públicas e adoção de medidas para o desenvolvimento da energia solar em Goiás.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha, os principais pontos para a realização do programa serão tributar, financiar, desburocratizar, desenvolver a cadeia produtiva, educar e conscientizar. “Buscaremos uma alteração formal do benefício fiscal em relação a usina de energia junto ao Confaz. E ainda isenção, por parte do Governo de Goiás, de ICMS durante 36 meses nos equipamentos utilizados para instalação das usinas”, disse.

Em 25 anos, a economia gerada pelo programa será de 1,8 bilhão. Atualmente, a energia solar responde por menos de 1% da matriz energética nacional e está muito abaixo do padrão mundial. A Alemanha, um País com menos incidência solar que o Brasil, já responde por 35% de toda a energia solar produzida no mundo e a China compete de igual para igual com o País europeu.

Goiás será um dos primeiros estados do Brasil, ao lado de São Paulo e Pernambuco, a isentar de ICMS os pequenos e micro geradores e consumidores de energia solar. Entre as principais ações do programa ainda constam a ampliação e a criação de linhas de crédito exclusivas para financiamento (como o FCO Sol e Goiás Fomento), a simplificação do licenciamento ambiental para instalação de usinas solares, o uso de placas solares nas casas dos programas habitacionais do Estado, o uso de energia solar em prédios públicos e o estímulo à vinda e criação de novos empreendimentos para o Estado.

O Governador Marconi Perillo, em breve discurso, destacou que “o programa terá começo, meio e fim”.  Ele ressaltou que o estado é o segundo no País na produção de etanol e começa agora um programa robusto na produção de energia solar. “Medidas estão sendo tomadas do ponto de vista tributário e de burocracia para implantação do programa. Goiás é um dos estados que mais produz energia limpa, entre outras fontes”, comentou.

O Goiás Solar será capilarizado para todas as regiões do estado, especialmente, aquelas regiões de baixo acesso, gerando oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Foto: Reprodução (Portal Solar)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também