Ruth Rocha: 50 anos de carreira e mais um aniversário
A escritora que já fez parte da infância de milhares de brasileiros possui a incrÃvel capacidade de escrever sobre os mais variados assuntos
Da redação
Comemorando cinco décadas de carreira neste ano e prestes a apresentar novidades para o público infantojuvenil, Ruth Rocha assoprou velinhas no último dia 2 de março. A escritora que já fez parte da infância de milhares de brasileiros possui a incrÃvel capacidade de escrever sobre os mais variados assuntos.
Suas últimas edições denotam essa habilidade. Em Boi, Boiada, Boiadeiro, a autora aborda a cultura brasileira; em O Menino Que Quase Morreu Afogado No Lixo e Quem Vai Salvar A Vida?, Ruth discute a questão da conscientização ambiental, e, na série O Que É, O Que É?, o pequeno leitor se diverte com charadas e adivinhações.
O gosto pela literatura se deu por meio de seu avô Ioiô, que contava histórias populares brasileiras, especialmente, as obras de Monteiro Lobato. Ainda menina, ao deparar-se com tantas estantes, questionou-se como seria capaz de ler todos os livros que estavam lá. Ruth cresceu, formou-se em sociologia e trabalhou como orientadora pedagógica.
Seu primeiro trabalho como escritora foi para a Revista Cláudia, quando escreveu um artigo sobre educação. Logo depois, Ruth criou o conto Romeu e Julieta, publicado pela revista Recreio em 1969, que foi o pontapé para iniciar sua carreira na literatura infantil. Seu livro mais conhecido é Marcelo, Marmelo, Martelo, que já vendeu mais de 10 milhões de exemplares. No seu variado catálogo, destaque para O Reizinho Mandão; Bom dia, todas as cores!, Declaração Universal dos Direitos Humanos (com Otavio Roth) e Este Admirável Mundo Louco, consagrados como clássicos da literatura infantil brasileira.
Desde 2009, a Editora Salamandra detém exclusividade sobre a obra literária da autora. A casa editorial é responsável pela Biblioteca Ruth Rocha, projeto que revisa todos os seus livros e oferece a muitos deles uma nova roupagem e ilustrações inéditas.