O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
Isenção

Governo isenta IPVA de autoescolas

Sindicato quer ampliar alcance da lei para toda frota dos CFCs

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 25 de março de 2017
Governo isenta IPVA de autoescolas
Sindicato quer ampliar alcance da lei para toda frota dos CFCs

3c8dff147d461e2836120dc1ae8d77bfVenceslau Pimentel

O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Goiás (Sinpocef) vai pedir ao governo que altere o projeto de lei que enviou à Assembleia Legislativa, isentando do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), aprovado em primeira votação na última quinta-feira.

De acordo com o presidente da entidade, Belchior Pires de Queiroz, a proposta é ampliar o alcance da lei para toda a frota de veículos da autoescolas, estimada em mais de cinco mil. O governo fixou a isenção para 3,1 mil veículos. Queiroz defende ainda que o benefício seja definitivo, e não apenas até 2020, como está no projeto de iniciativa do governador Marconi Perillo (PSDB).

Como a segunda votação do projeto deve acontecer na próxima terça-feira, o Sindicato já acionou o deputado Charles Bento (PRTB), relator da matéria, para servidor de interlocutor junto ao governo. De outra parte, a entidade está mobilizando a categoria para enviar pelo menos parte da frota do interior do Estado para Goiânia, para reforçar a reivindicação.

“O projeto que Marconi enviou para a Assembleia já é uma conquista, pois a gente vinha reivindicado essa isenção há mais de 15 anos”, comemora Belchior Queiroz. “O benefício é bom, mas queremos que ele beneficie toda a categoria, e que também não tenha uma data-limite”, completou o sindicalista.

b9574d84832bd2d5e5b2a5f29c6ecfcd

Segundo Queiroz, a medida do governo de Goiás é inédita no país. Para conceder a isenção do IPVA, o projeto que tramita na Assembleia altera o Código Tributário do Estado.

A medida contempla a parceria existente entre o DETRAN/GO e os Centros de Formação de Condutores credenciados junto àquela Autarquia, para a realização do processo de formação de candidatos e condutores à obtenção da CNH. A isenção tem caráter temporário (até 2020) e limitada a 3,1 veículos. “O objetivo é minimizar os efeitos da crise enfrentada pelo setor, possibilitando, de consequência, a continuidade da prestação de serviços ofertados pelos Centros de Formação de Condutores”, justifica o governo no projeto.

Exigências

Para obter os benefícios, os CFC deverão atender, a partir de 2018, às seguintes exigências: adequação da fachada da sede da firma ao layout normatizado pelo DETRA; comprovação de participação, no exercício anterior, em Curso de Aperfeiçoamento ou Atualização determinado pelo DETRAN/GO, para todos os instrutores de trânsito vinculados ao CFC; obtenção de acréscimo progressivo no índice de aprovação de seus candidatos no exame de prática de direção veicular no exercício anterior; e não-penalização, a partir e 1° de janeiro de 2017, com suspensão por período superior a 30 dias, nos últimos seis meses anteriores à concessão da isenção do imposto.

O parágrafo 8º do artigo 94 do Código Tributário faz uma ressalva. O número de veículos indicado pelos Centros de Formação poderá ser alterado quando ocorrer novo credenciamento limitando-se a um veículo de duas rodas e dois de quatro rodas por empresa, assim como para o CFC que apresentar crescimento de candidatos/condutores de veículos automotores, com processos concluídos, com a realização do exame de prática de direção veicular, desde que atendidos os critérios estabelecidos em regulamento pelo DETRAN/GO para a concessão do benefício, devidamente comprovado pela entidade executiva de trânsito de Goiás. A proposta do governo não estima impacto financeiro com a isenção do IPVA. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também