Mendanha lança Encontro de Prefeitos
Da redação O prefeito Gustavo Mendanha fez, ontem (07), o lançamento regional do IV Encontro da Frente Nacional de Prefeitos conclamando seus colegas gestores a reafirmarem o discurso de protagonismo dos municípios e ressaltando que, para o País sair de fato da crise econômica, o governo federal precisa enxergá-los como os alicerces da retomada do […]

Da redação
O prefeito Gustavo Mendanha fez, ontem (07), o lançamento regional do IV Encontro da Frente Nacional de Prefeitos conclamando seus colegas gestores a reafirmarem o discurso de protagonismo dos municípios e ressaltando que, para o País sair de fato da crise econômica, o governo federal precisa enxergá-los como os alicerces da retomada do desenvolvimento.
“A pauta municipalista é dinâmica. As demandas não cessam, a busca por soluções para nossos problemas é freqüente. Não há como o governo federal falar em crescimento, em recuperação da economia e em retomada de investimentos sem considerar a importância dos nossos municípios”, disse. “Precisamos unir esforços para que o projeto que tramita na Assembleia Legislativa e que prevê a reconfiguração da Região Metropolitana não conceda a terceiros a legitimidade que nos cabe para a tomada de decisões e que a nós foi dada pelo povo. Temas como uso do solo, transporte coletivo e saneamento básico não podem ser delegados a uma espécie de conselho. Isso compete a nós, prefeitos”.
O lançamento regional do IV Encontro da FNP, previsto para ocorrer no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), entre os dias 24 e 28 de abril, contou também com a presença do secretário executivo da Frente, Gilberto Perre; do presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM) e prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio Rezende; do presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves Soares; além de lideranças políticas da Capital e do interior do Estado. O ex-prefeito Maguito Vilela não pode comparecer por ter ido ao velório de uma pessoa da família.
Em discurso, o prefeito e os demais que o antecederam mencionaram a importância de aquela reunião servir para que o grupo de prefeitos, vereadores e gestores de Goiás que viesse a participar da grande reunião da Frente, no final do mês, enumerasse demandas, compartilhasse experiências de sucesso e aglutinasse ideias e propostas para impulsionar ainda mais o desenvolvimento dos municípios. Em outras palavras, na prática, o lançamento regional do IV Encontro tinha como objetivo a mobilização para o evento de Brasília.
O secretário executivo da FNP, Gilberto Perre, detalhou como será o evento na Capital Federal, destacando os pontos principais da programação, e como será feita, por exemplo, a “agenda de reivindicações”.