Dom Cirus é eleito o melhor boteco de Goiânia
Vencedor da 10ª edição do Comida di Buteco vai concorrer nacionalmente pelo título de melhor boteco do Brasil, junto de campeões de outras 19 cidades
O Comida di Buteco divulgou nesta segunda-feira (29) o campeão de sua 10ª edição. O Dom Cirus foi o grande vencedor e representará Goiás na etapa nacional do concurso, que acontecerá no dia 11 de julho, em evento no Rio de Janeiro.
O anúncio foi feito durante a festa de encerramento, Saideira, realizada nesta segunda-feira (29), no Oliveira´s Place, com a presença dos donos dos 39 botecos participantes de Goiânia e Aparecida de Goiânia, parceiros, autoridades, imprensa e outros convidados. O Dom Cirus foi eleito campeão com o petisco Kib´Bolinho.
O segundo lugar do Comida di Buteco 2017 ficou com o Wisquinão Bar (petisco Tuíco no Árabe); o terceiro lugar com o Varanda Bar e Restaurante (Bolinho 41), o quarto lugar com o Bistrô Casa da Dona Clara (Lombo Embriagado) e quinto lugar com o Buteco do Filhote (Tilápia Rica).
Os botecos vencedores foram escolhidos a partir do julgamento de jurados e público que visitaram os estabelecimentos no período de 14 de abril a 14 de maio de 2017. Durante os 31 dias de realização do concurso foram julgados o tira-gosto (70% da pontuação), o atendimento (10%), a higiene do local (10%) e a temperatura da bebida servida (10%). A média entre todos os quesitos garantiu o resultado da premiação. O voto do júri valeu 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi foi o responsável pela apuração.
Cereais
Em 2017, o Comida di Buteco chegou à 10ª edição no estado, com a participação de 39 botecos das duas cidades goianas (32 de Goiânia e 7 de Aparecida de Goiânia). Para compor os petiscos, os donos de botecos tiveram de optar por algum cereal para integrar a receita, seguindo a temática Cereais, definida pela organização do concurso e com o objetivo de estimular a pesquisa da cultura gastronômica, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos e ingredientes e histórias.
A proposta do concurso é de transformar vidas através da cozinha de raiz e estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações, cumprindo assim um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco. São 18 anos de histórias de vidas transformadas pela força de um evento que mobiliza milhões de pessoas, em 20 cidades do Brasil.
Foto: Kib´Bolinho, vencedor do 10º Comida di Buteco.
(Da redação)