Goiânia terá a maior usina de energia solar em região urbana
Capacidade total da usina equivale a uma economia de 40% do consumo de energia elétrica, equivalente ao que é consumido pelo sistema de ar-condicionado e iluminação
Goiânia recebe, em junho, a maior usina de energia solar em região urbana do País. A planta fotovoltaica foi instalada na em toda a cobertura da nova loja do Assaí Atacadista na cidade, que será inaugurada até o fim deste mês. São mais de 2.800 mil placas em uma área de aproximadamente 8 mil m², que geram uma potência máxima de 920 kWp. A capacidade total da usina equivale a uma economia de 40% do consumo de energia elétrica da loja, o equivalente ao que é consumido pelo sistema de ar-condicionado e iluminação de toda a unidade.
A nova loja, que fica na Avenida Independência, possui mais de 11 mil m² de área construída, sendo mais de 4,5 mil m² de área de vendas e gerou por volta de 500 vagas de empregos diretos e indiretos. Ao longo de 25 anos de operação, a loja evitará a emissão de quase 3 mil toneladas de CO2, o equivalente a quase 18 mil árvores plantadas e uma economia de R$ 2,6 milhões. Com a energia gerada pela usina instalada na loja de Goiânia em um ano, é possível carregar 359 mil celulares, durante um ano; suprir o consumo de energia de 757 residências em um ano; manter 5.300 televisões ligadas por cinco horas todos os dias do ano ou suprir o consumo de todas as linhas do Metrô de São Paulo por um dia.
O Assaí já vem implementando em suas novas lojas um método construtivo que leva em consideração ganhos para o meio ambiente, visando aprimorar sua eficiência energética e a instalação da planta fotovoltaica enfatiza essa vertente da rede.