O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Cidades

Buracos ‘pipocam’ em Aparecida

Prefeitura lançará aplicativo para população solicitar tapa buracos. Seinfra assegura que operações são frequentes

Postado em 10 de novembro de 2017 por Sheyla Sousa
Buracos ‘pipocam’ em Aparecida
Prefeitura lançará aplicativo para população solicitar tapa buracos. Seinfra assegura que operações são frequentes

Wilton Morais*


Pouco menos de 15 dias com chuvas frequentes e os motoristas de Aparecida de Goiânia já sofrem com os buracos que aparecem na cidade. Na Avenida Escultor Veiga Valle, no Parque Veiga Jardim, o vendedor de uma distribuidora de bebidas Alan Rogério Navarro relatou os acidentes frequentes, por conta dos buracos. Um dos quais, está localizado em frente à distribuidora, em um faixa de pedestres. 

“Toda hora observo alguém caindo neste buraco. O buraco está fundo, e quando chove, piora. Mas acima na avenida têm outros. Por enquanto, não precisei trocar nada no meu carro. Mas a suspensão do veiculo e o alinhamento já foram atingidos”, contou Alan. Enquanto conversávamos, os carros desviavam do buraco. “É muito motorista que cai nesse buraco, não tenho como contar. Mas toda hora escutamos o barulho”, complementou Alan. 

Pouco a diante do primeiro buraco, em frente ao terminal Veiga Jardim, o próximo buraco está logo na esquina. Os motoristas que saem da Avenida Escultor Veiga Valle e entram na Avenida Des. Eládio de Amorim se deparam já dentro do buraco. No momento em que a reportagem esteve no local, cerca de quatro carros caíram na ‘armadilha’.

Já nas proximidades do Aparecida Shopping, o comerciante Daniel de Almeida Carvalho, conta que mesmo após os buracos serem tampados, há problemas. “Nunca fica a mesma coisa. O asfalto é muito fino. Esse buraco é por causa da irregularidade do asfalto. É muito novo, mas é fino”, relatou. Para Daniel, o problema é a execução asfáltica. “Eu tenho um parente que trabalha na empresa que faz parte do recapeamento de Aparecida. Eles mesmos contam que são obrigados a fazer o asfalto ‘casca de ovo’. Porque se não, eles não possuem novos contratos e não possuem trabalhos de manutenção”, denunciou. 

A professora Beverlyn Batista, contou também que até em frente à Comurg, da cidade, a enxurrada quebra parte do asfalto. “De três em três meses, preciso fazer manutenção em meu carro. Caio nos buracos todos, mas se o asfalto fosse bom, eu não precisaria me procurar”, disse. Os buracos próximos ao Aparecida Shopping, estão localizados nas ruas dos Andrares e Tener de Melo, no St. Serra Dourada – 3ª Etapa. 


Prefeitura de Aparecida garante manutenção asfáltica 

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou ao Hoje, que se preparou para o período de chuvas com diversas medidas, a fim de minimizar os transtornos causados à população nesta época do ano. De acordo com a pasta, a primeira delas foi reforçar as equipes de Tapa Buracos para trabalharem de forma ainda mais estratégica e organizada em toda a cidade. “A fim de otimizar este trabalho e atender de forma ainda mais rápida e eficiente as demandas da população, inova ao lançar mão de novas tecnologias para encurtar a distância entre os órgãos da administração e os moradores”, garantiu.


Colabre

Conforme assegurado pela Seinfra, o aplicativo COLABRE, permite que qualquer cidadão que tenha um celular à mão, enviar fotos georeferenciadas de buracos e bocas de lobo entupidas, pela cidade. O aplicativo poderá ser baixado gratuitamente, após o seu lançamento na semana que vem. 

De acordo com a pasta, a cada operação é gerado protocolo que também é enviado à Ouvidoria do Município. Permitindo, por tanto, a obrigação legal não apenas de responder à solicitação, mas também de tomar alguma medida à respeito. “Tudo isso é fiscalizado pelo Ministério Público Federal (MPF-GO). O aplicativo está em fase de testes e será lançado na próxima semana por meio de campanhas educativas”, garantiu o órgão.


Garantia

A Secretaria de Infraestrutura reiterou ainda que, “apesar do asfalto pavimentado nos últimos anos ser de excelente qualidade”, a exposição tanto às chuvas quanto ao sol interfere na diminuição de sua vida útil. De acordo com a pasta, o fluxo das vias que recebem intenso trânsito de veículos pesados também costuma desgastá-los com mais frequência. Já em relação às vias ainda não pavimentação que necessitam de cuidados, além do aplicativo, a secretaria também recebe solicitações de manutenção tanto via redes sociais quanto pelos telefones 3545-4890 ou 3545-6057.

A Seinfra tem como proposta dividir a solução dos eventuais problemas com os moradores. “E acreditamos na força do empoderamento e da participação popular para tornar os serviços cada vez mais eficazes e, assim, dar a sua parcela de contribuição para fazer os Poderes Públicos cada dia mais presente no dia-a-dia da população”, disse a nota. (Wiltos Morais é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também