Buracos ‘pipocam’ em Aparecida
Prefeitura lançará aplicativo para população solicitar tapa buracos. Seinfra assegura que operações são frequentes
Wilton Morais*
Pouco menos de 15 dias com chuvas frequentes e os motoristas de Aparecida de Goiânia já sofrem com os buracos que aparecem na cidade. Na Avenida Escultor Veiga Valle, no Parque Veiga Jardim, o vendedor de uma distribuidora de bebidas Alan Rogério Navarro relatou os acidentes frequentes, por conta dos buracos. Um dos quais, está localizado em frente à distribuidora, em um faixa de pedestres.
“Toda hora observo alguém caindo neste buraco. O buraco está fundo, e quando chove, piora. Mas acima na avenida têm outros. Por enquanto, não precisei trocar nada no meu carro. Mas a suspensão do veiculo e o alinhamento já foram atingidos”, contou Alan. Enquanto conversávamos, os carros desviavam do buraco. “É muito motorista que cai nesse buraco, não tenho como contar. Mas toda hora escutamos o barulho”, complementou Alan.
Pouco a diante do primeiro buraco, em frente ao terminal Veiga Jardim, o próximo buraco está logo na esquina. Os motoristas que saem da Avenida Escultor Veiga Valle e entram na Avenida Des. Eládio de Amorim se deparam já dentro do buraco. No momento em que a reportagem esteve no local, cerca de quatro carros caíram na ‘armadilha’.
Já nas proximidades do Aparecida Shopping, o comerciante Daniel de Almeida Carvalho, conta que mesmo após os buracos serem tampados, há problemas. “Nunca fica a mesma coisa. O asfalto é muito fino. Esse buraco é por causa da irregularidade do asfalto. É muito novo, mas é fino”, relatou. Para Daniel, o problema é a execução asfáltica. “Eu tenho um parente que trabalha na empresa que faz parte do recapeamento de Aparecida. Eles mesmos contam que são obrigados a fazer o asfalto ‘casca de ovo’. Porque se não, eles não possuem novos contratos e não possuem trabalhos de manutenção”, denunciou.
A professora Beverlyn Batista, contou também que até em frente à Comurg, da cidade, a enxurrada quebra parte do asfalto. “De três em três meses, preciso fazer manutenção em meu carro. Caio nos buracos todos, mas se o asfalto fosse bom, eu não precisaria me procurar”, disse. Os buracos próximos ao Aparecida Shopping, estão localizados nas ruas dos Andrares e Tener de Melo, no St. Serra Dourada – 3ª Etapa.
Prefeitura de Aparecida garante manutenção asfáltica
A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou ao Hoje, que se preparou para o período de chuvas com diversas medidas, a fim de minimizar os transtornos causados à população nesta época do ano. De acordo com a pasta, a primeira delas foi reforçar as equipes de Tapa Buracos para trabalharem de forma ainda mais estratégica e organizada em toda a cidade. “A fim de otimizar este trabalho e atender de forma ainda mais rápida e eficiente as demandas da população, inova ao lançar mão de novas tecnologias para encurtar a distância entre os órgãos da administração e os moradores”, garantiu.
Colabre
Conforme assegurado pela Seinfra, o aplicativo COLABRE, permite que qualquer cidadão que tenha um celular à mão, enviar fotos georeferenciadas de buracos e bocas de lobo entupidas, pela cidade. O aplicativo poderá ser baixado gratuitamente, após o seu lançamento na semana que vem.
De acordo com a pasta, a cada operação é gerado protocolo que também é enviado à Ouvidoria do Município. Permitindo, por tanto, a obrigação legal não apenas de responder à solicitação, mas também de tomar alguma medida à respeito. “Tudo isso é fiscalizado pelo Ministério Público Federal (MPF-GO). O aplicativo está em fase de testes e será lançado na próxima semana por meio de campanhas educativas”, garantiu o órgão.
Garantia
A Secretaria de Infraestrutura reiterou ainda que, “apesar do asfalto pavimentado nos últimos anos ser de excelente qualidade”, a exposição tanto às chuvas quanto ao sol interfere na diminuição de sua vida útil. De acordo com a pasta, o fluxo das vias que recebem intenso trânsito de veículos pesados também costuma desgastá-los com mais frequência. Já em relação às vias ainda não pavimentação que necessitam de cuidados, além do aplicativo, a secretaria também recebe solicitações de manutenção tanto via redes sociais quanto pelos telefones 3545-4890 ou 3545-6057.
A Seinfra tem como proposta dividir a solução dos eventuais problemas com os moradores. “E acreditamos na força do empoderamento e da participação popular para tornar os serviços cada vez mais eficazes e, assim, dar a sua parcela de contribuição para fazer os Poderes Públicos cada dia mais presente no dia-a-dia da população”, disse a nota. (Wiltos Morais é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian).