O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Dança

Cena argentina em solo goiano

Carlos e Mirella Santos David, casal campeão europeu de Tango Pista (2017), se apresenta na Capital nesta quinta (14)

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 14 de dezembro de 2017
Cena argentina em solo goiano
Carlos e Mirella Santos David

84d76afd61be67a8464a3cb6c4a83879

Bruna Policena*

Goiânia será palco para o Hay Milonga! nesta quinta-feira (14). Realizado pelo Tango Salão em Pauta (TSP), o casal Carlos e Mirella Santos David – campeão europeu de Tango Pista em 2017 – se apresenta, às 19h30, no Coffee Time Cafeteria e Restaurante (Setor Bueno). Os dançarinos também vão minsitrar uma aula, e os participantes, além de uma boa dança, poderão apreciar empanaditas, minichoripans e copas de vino no local.

Atualmente, o casal mora na Holanda. Carlos é brasileiro, e Mirella é holandesa. Eles representam aquele país no Campeonato Mundial de Tango. E o grupo goiano aproveitou a vinda deles ao Brasil  para realizarem este trabalho. 

Diretor do TSP e tangueiro, Guilherme Monteiro explica que este evento será realizado pela segunda vez, neste ano, aqui na Capital – a primeira foi no mês passado (novembro). “Desta vez, teremos aula antes da milonga, seguida da milonga com exibição. Este formato é típico em Buenos Aires, e estamos tentando trabalhar com o tradicionalismo portenho, diz Amanda, parceira de Guilherme. 

Hay Milonga! é uma proposta de fomentar a cena do tango, reunir amigos e promover trocas entre os amantes da bela dança. O tema da aula de Carlos e Mirella é  O início perfeito da nossa dança… três segredos para começar sua dança com uma boa conexão, um abraço perfeito e a música aos seus pés”. 

E Guilherme avisa: “Como sabemos que entre os tangueiros existem os apaixonados pela gafieira, vale avisar que teremos cortinas de samba”.

De acordo com o diretor, o estilo milonga foi crescendo, e os tangueiros foram aumentando. Amanda entrou no projeto, somando forças, e juntos eles propagam o tango. Hoje,  eles não funcionam como uma escola de dança, mas oferecem cursos de curta-duração (de três  meses no máximo).

“Para 2018, nosso objetivo é realizar pelo menos um baile milonga por mês. Apesar de termos começado recentemente, organizamos, em 2016, o lançamento do III Congresso Brasileiro de Tango, que foi realizado no Rio de Janeiro”, explica Guilherme.

Bailarina com formação clássica, Amanda, 26 , também é designer de moda. Ela começou a dançar aos 6 anos, no Centro Cultural Gustav Ritter, onde praticou balé e sapateado. Fez cursos com professores renomados do Brasil e do exterior, e participou de festivais importantes como o Festival de Danca de Joinville, onde foi premiada aos 12 anos, e o Youth America Grand Prix, em que qual competiu como solista aos 14. Na dança contemporânea há três anos, Amanda passou pelo Das Los Grupo de Dança e pelo projeto Centrípeto (extinta Quasar Jovem). Há um ano, entrou na dança de salão pelo Samba de Gafieira e Tango. Em 2017, participou do Argentina Tango Salon Festival 2017, tomando aulas com Sebastian Arce e Mariana Montes.

Guilherme Monteiro, também com 26 anos, possui mais de dez anos de estudos em danças de salão. Já passou por clássico e contemporâneo, e realizou diversos cursos de tango em Buenos Aires. Os últimos dos quais participou foram Lo que Ellos Quieren e o Tango Salon Extremo, em agosto de 2017, durante o Campeonato Mundial de Tango, em Buenos Aires. Atualmente, trabalha com dança contemporânea e é diretor do Tango Salão em Pauta.

Prêmios 

1º lugar: Official European Tango Championship (Tango de Pista 2017)

*1º lugar: UK Londen Tango Championship (Tango de Pista 2017)

*1º lugar: German Tango Championship (Tango de Pista’ 2016)

*Finalista: Mundial de Tango 2016 em Buenos Aires (Tango de Pista)

*Juri: Tango Championship Moscou (2016)

* 2º lugar: Show Everybody Dance Now, RTL 4, em 2015

*Integrante do programa de 

estágio de O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Hay Milonga!’ – ‘Tango Salão em Pauta & Coffee Time’

Quando: quinta-feira (14) 

Aula de tango: das 19h30 às 21h

Milonga: 21h

Onde: Coffee Time Cafeteria e Restaurante (Rua T-51, nº 761, Qd. 76, Lt. 20, Setor Bueno –  Goiânia) 

Entrevista Guilherme Monteiro 

Qual a proposta do Hay Milonga!? Como surgiu o projeto? 

Milonga é o nome que damos a um baile de tango, e a proposta é fomentar esse estilo de dança em Goiânia. Eu pratico dança de salão há mais de dez anos, e tango há cinco. Eu queria fortalecer e divulgar essa cultura aqui. A ideia do projeto é aumentar o número de pessoas interessadas.

Qual a importância de trazer este casal, detentor de vários títulos, para se apresentar na Capital? 

É um presente para a cidade! A gente conseguiu a parceria em agosto. É um trabalho de altíssima qualidade! O intuito é incentivar as pessoas a procurarem o tango. 

Como foi a outra edição desse evento que ocorreu em novembro? 

Nós tivemos casa cheia, uma receptividade muito bacana. O objetivo é tentar realizar o evento, mensalmente, com atração-aula, workshop ou apresentação.

Como você vê o conhecimento do público sobre o tango?

Cem por cento das pessoas vão falar que sabem que tango é uma dança a dois, muito praticada na Argentina. As pessoas sabem o que é, porém não conhecem ‘realmente’. Falta oportunidade de ter contato com o estilo. Eu acho que faltava um evento por meio do qual as pessoas pudessem ter essa experiência sensorial, que é aula de dança. Você faz aula para dançar em algum lugar. A ponta final desse ciclo se fechou agora, porque conseguimos montar um baile de tango.

Há quanto tempo existe o Tango Salão em Pauta?

O projeto começou em junho do ano passado, tem pouco mais de um ano. Ele nasceu de uma forma pequena, mas foi ganhando força. 

Qual a expectativa para o evento de hoje? 

A expectativa é muito boa. Nós tivemos vendas antecipadas de mesas. Esperamos a casa cheia! 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também