O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
SABOR

Saúde refrescante: sorvete caseiro é alternativa ao produto industrializado

Receita não contém glúten, açúcar refinado e lactose

Postado em 6 de janeiro de 2018 por Sheyla Sousa
Saúde refrescante: sorvete caseiro é alternativa ao produto industrializado
Receita não contém glúten

Gustavo motta*

O verão começou em 12 de dezembro e vai até 20  de março. O período convida todos a se deliciar com uma das mais saborosas sobremesas geladas – o sorvete. Na casquinha ou copinho, no shopping ou sorveteria da esquina, em palito, com ou sem cobertura – existem diversas opções de dar água na boca durante os dias mais quentes. As possibilidades de sabor também variam entre frutas, cremes, iogurtes, chocolates e confeites.

Portanto, ao se renderem à tentação, poucas pessoas conhecem os efeitos que o alimento causa à saúde. O sorvete é uma sobremesa à base de laticínios, como o leite e a nata, que recebe a adição de frutas ou outros ingredientes. Um dos principais malefícios se encontra no excesso de açúcar que compõe a substância, e na adição de muitos aromatizantes e corantes que emulam a aparência, cor, cheiro e sabor de frutas naturais. O valor nutricional e calórico de um derivado do leite também é superior ao de um produto comestível à base de água.

Uma bola de sorvete, sabor chocolate com cerca de 60g, contém cerca de 130 calorias e representa 18,5% dos valores de gorduras saturadas que uma pessoa adulta necessita diariamente. O consumo em excesso desse tipo de gordura pode ocasionar o surgimento de placas que inflamam as artérias sanguíneas, originando até mesmo uma doença vascular que pode comprometer, a longo prazo, órgãos como o cérebro, coração e os rins.

O sorvete de palito é encarado como uma opção mais saudável. Apesar dos baixos índices calóricos e de gorduras (0,25% dos Valores Diários), o produto ainda mantém altas quantidades de açúcar e gordura trans, além de corantes, aromatizantes e aditivos de sabor industrializados. Muitas dessas substâncias podem conter compostos químicos que provocam danos ao sistema nervoso, inclusive ao cérebro – as chamadas neurotoxinas.

Bem estar

Apesar dos efeitos negativos à saúde, uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard associa o consumo à maiores índices na fertilidade feminina. Em um experimento com 18 mil mulheres, foi constatado que a troca de um copo de leite integral por sorvete, consumido ao menos duas vezes por dia, ocasionou um aumento em 85% nas chances de ovulação. Além disso, o sabor e a textura do sorvete são associados ao bem estar, o que foi constatado por um estudo realizado pelo Centre for Neuroimaging Sciences em Londres, que identificou um efeito da substância sobre as zonas cerebrais responsáveis pelo prazer.

Para quem acha que a sobremesa causa dor de garganta, resfriado, ou gripe, e que só pode ser consumido durante o calor, o mito já foi derrubado pelos médicos. Isso porque o mal estar associado à garganta é provocado por vírus, e não por alimentos gelados. No caso de inflamações, como a amigdalite, ao contrário do que muitos acreditam, alimentos frios são mais indicados do que os quentes. Além disso, os países que lideram o consumo do sorvete são os europeus, que costumam ter invernos rigorosos.

Pensando na alta do verão e no período de férias – cheio de crianças em casa – o “Essência” apresenta  uma receita saudávelda Chef Desiree Maistro, que faz parte da escola de gastronomia Centro Europeu (Confira no quadro central).

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Sorvete saudável de frutas vermelhas com banana: 

Chef Desiree Maistro – Centro Europeu 

Ingredientes 

3 bananas maduras em rodelas congeladas

100g frutas vermelhas congeladas

Mix de castanhas picadas (ex. castanha do Pará, amêndoas, nozes)

Modo de preparo

Descasque e corte as bananas em rodelas. Coloque em um saco plástico e leve ao congelador (tente deixar em uma camada apenas para que, quando retirar do saco plástico, as rodelas saiam soltinhas)

Em um processador ou mixer coloque as bananas e as frutas vermelhas e bata até formar uma massa homogênea.

Sirva em seguida com as castanhas picadas em cima

Dicas

Troque frutas vermelhas congeladas por qualquer fruta firme e não muito aguada, como manga e morango (que podem ser frescas e não congeladas).

Para fazer sorvete de chocolate, use cacau e pó. Se necessário adoce com mel

Quanto mais congelada a fruta estiver, melhor a textura do sorvete 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também