Marginal Botafogo pode ser totalmente fechada nos próximos dias por problemas
Vários pontos da pista mostram sinais de que o local está prestes a desabar, acarretando mais riscos de acidentes entre motoristas. No início da semana, a velocidade de tráfego foi reduzida para 60 km
Marcus Vinícius Beck *
A Marginal Botafogo pode ser completamente interditada nos próximos dias para que alguma solução aos inúmeros problemas estruturais apresentados na via sejam resolvidos. Em pedido enviado formalmente ao prefeito Iris Rezende, a vereadora Sabrina Garcêz disse que os problemas na pista têm de ser resolvido o mais rápido possível, pois o trânsito da Capital já está lento em alguns pontos.
Desde o ano passado, vários pontos da Marginal mostram sinais de que estão prestes a desabar. No período chuvoso, onde os problemas se acentuam, os motoristas correm mais riscos de se verem envolvidos em acidentes. Porém, o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (SMT), Fernando Santana, disse que o fechamento total da marginal seria trágico para o trânsito da Capital.
No início desta semana, a SMT disse que era necessário reduzir a velocidade máxima permitida na via de 80km/h para 60km/h. Reparos estão sendo realizados em 15 pontos considerados críticos pela administração municipal. Após audiência pública realizada anteontem na Câmara MUnicipal, que contou com a presença de vários especialistas, concluiu-se que a situação era insustentável.
A prefeitura afirmou que, para que haja uma obra definitiva, o processo licitatório seria de R$ 35 milhões, conforme noticiou O Hoje em fevereiro. Em entrevista ao O Hoje em dezembro do ano passado, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), disse que o problema encontrado na marginal vem desde a época em que a via foi construída, no início da década de 1990.
Pontos
Em um ano, a Marginal Botafogo sofreu quatro interdições por conta das chuvas que geraram riscos de queda em determinados trechos da via. Na última vez em que a pista acabou fechada, o secretario de Infraestrutura, Francisco Ivo, afirmou que a marginal possui 14 quilômetros de extensão e sofre há 30 anos com problemas provocados pelo tempo. De acordo com ele, os trâmites burocráticos usados para viabilizar a via foram agilizados e que tudo está em estágio avançado.
Na ocasião, a Prefeitura de Goiânia afirmou que, caso uma verba de R$ 100 milhões do Banco Andino seja liberada, outras 600 vias da Capital que também apresentam problemas estruturais podem ser recuperadas.
Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian. (Foto: Divulgação)