O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Jardim Botânico

Desapropriação pode ser alterada

Um projeto sobre desapropriação do Jardim Botânico, na região sul de Goiânia, tramita na Câmara de Vereadores. De acordo com o vereador Zander Fábio, o Paço Municipal vai tentar mudanças no decreto editado pelo prefeito Iris Rezende de desapropriação de imóveis particulares localizados próximos ao córrego botafogo. “A matéria está em análise e vou usar […]

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 27 de março de 2018
Desapropriação pode ser alterada

Um projeto sobre desapropriação do Jardim Botânico, na região sul de Goiânia, tramita na Câmara de Vereadores. De acordo com o vereador Zander Fábio, o Paço Municipal vai tentar mudanças no decreto editado pelo prefeito Iris Rezende de desapropriação de imóveis particulares localizados próximos ao córrego botafogo. “A matéria está em análise e vou usar o prazo regimental para solicitar diligências à Seplahn para que o decreto fique mais claro”, diz o vereador. 

O decreto editado por Iris no ano passado torna como interesse público e passível de desapropriação regiões da Vila Redenção, Vila Isabel e Setor Pedro Ludovico. A controvérsia se dá porque o documento publicado no Diário Oficial do Município cita os bairros, porém não especifica a finalidade da desapropriação tampouco identifica os imóveis que serão afetados. Esse fator causou mal-estar nos moradores da região. 

“A situação no local envolve uma verba do governo federal para expansão da Marginal Botafogo, que é muito importante para o município, mas também temos que pensar nas pessoas que moram ali para que ninguém seja prejudicado”, afirma o vereador, que é da base aliada do prefeito. De acordo com Zander, a ideia é trabalhar com os vereadores que estão envolvidos no caso. “A prefeitura tem que identificar os imóveis e dar toda a estrutura para que aqueles deverão ser realocados possam ficar em um raio de até 500m da sua moradia inicial”, frisa a vereadora Dra. Cristina Lopes. 

“Nosso objetivo é fazer essa articulação para que o decreto seja refeito de maneira a manter a liberação do recurso, sem prejudicar nenhum morador e deixando todos os pontos muito claros”, garante. A parlamentar, autora do projeto para revogar a desapropriação defende que o decreto do prefeito é inconstitucional. “O próprio MP orientou a reedição do decreto porque os imóveis precisam ser identificados. Sem mencionar o agravante de se tratar de uma Área de Preservação Permanente”, assegura.

“O vereador Zander assumiu o compromisso de construir essa solução e espero que ele consiga, caso contrário, vamos acionar todas as instâncias judiciais cabíveis”, disse. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também