O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Luto

Morre aos 87 anos Tom Wolfe, pai do “Novo Jornalismo”

Causas da morte não foram reveladas. Wolfe era publicado no Brasil pela Companhia das Letras

Postado em 15 de maio de 2018 por Guilherme Araújo
Morre aos 87 anos Tom Wolfe
Causas da morte não foram reveladas. Wolfe era publicado no Brasil pela Companhia das Letras

Guilherme Araujo*

Morreu na tarde desta terça-feira (15) o escritor e jornalista estadunidense Tom Wolfe, autor de clássicos como Radical Chic e A fogueira da vaidade. A informação foi confirmada por seus agentes. 

Nascido em 1931 em Richmond, nos Estados Unidos, Wolfe era considerado o pai do chamado “Novo Jornalismo”, vertente do jornalismo literário que utiliza em seu processo de criação aspectos que vão contra as normas pré-estabelecidas de estrutura de texto, como observação participante e descrições aprofundadas.

Famoso desde a década de 1970 por seus trajes de três peças e as camisas de colarinho branco, Wolfe sempre trazia consigo incontáveis histórias dos bastidores de suas mais famosas reportagens.

Diante de seu legado, em 2014, durante uma entrevista, chegou a dizer que sua vida também foi feita de erros, sendo um dos maiores efeitos negativos deixado pelo Novo Jornalismo o “abuso da primeira pessoa do singular. Um erro que eu mesmo cometi”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também