O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Destaque inédito

Corpo de Bombeiro tem pela primeira vez uma mulher comandante

“Assumir o comando do 2º Batalhão representa a conquista de todas as mulheres que fazem parte do Corpo de Bombeiros Militar”

Postado em 17 de agosto de 2018 por Kamilla Lemes
Corpo de Bombeiro tem pela primeira vez uma mulher comandante
"Assumir o comando do 2º Batalhão representa a conquista de todas as mulheres que fazem parte do Corpo de Bombeiros Militar"

Da Redação

A major Helaine Vieira dos Santos vai se tornar a primeira mulher a comandar um batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Ela assume, às 9h30, na próxima terça-feira (21) o comando do 2º Batalhão Bombeiro Militar, em Goiânia, até então exercido pelo major Ézio Antônio de Barros. 

A solenidade, presidida pelo Comandante Geral do CBMGO, Coronel Márcio André de Morais, será realizada no auditório da Superintendência de Polícia Técnico-Científica que fica na Avenida Atílio Correia Lima, nº 1.223, Cidade Jardim (ao lado do IML).

O quartel tem em sua área de atuação bairros importantes da capital como Campinas e Setor Rodoviário e toda região Noroeste. Estarão diretamente sob seu comando cerca de 100 bombeiros militares. “Assumir o comando do 2º Batalhão representa também a conquista de todas as mulheres que fazem parte do Corpo de Bombeiros Militar, em especial as pioneiras”, revela a major Helaine dos Santos, referindo-se às colegas que ingressaram no primeiro curso de formação de soldados, em 2000, e no primeiro curso de oficiais mulheres, em 2002.

Formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em segurança pública e direitos humanos, a major Helaine ingressou nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar, em 2001, como soldado. Em 2002, foi aprovada no Curso de Formação de Oficiais, no primeiro concurso que admitiu a presença feminina. Formou-se aspirante em 2004 e coordenou no ano seguinte a formação dos novos soldados. 

Com passagens como diretora Financeira na Fundação Dom Pedro II, entidade de assistência social da Corporação, e subcomandante da Companhia Bombeiro Militar de Trindade, em 2012, ela aceitou o desafio de inaugurar e comandar o quartel do CBMGO em Aruanã. Desde 2013, ela exerce a função de chefe da sétima seção do Estado Maior Geral, sendo também a primeira mulher a ocupar a função.

Segundo o comandante-geral do CBMGO, Coronel Morais, a escolha para comandar o 2º BBM não poderia ser mais acertada. “A major Helaine sempre foi muito dedicada à corporação. É altamente capacitada e tenho certeza que fará um ótimo trabalho”, disse. Com a chegada da major ao comando do 2º BBM, o CBMGO passa a contar com duas mulheres a frente de unidades operacionais. Desde 2012, a major Selma Eurípedes Alves comanda a Companhia Independente Bombeiro Militar de São Luís de Montes Belos. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também