Raul Jungmann procura modelos de transformação em Medellín
O ministro da Segurança Pública destacou a transformação desta cidade com programas sociais para superar a violência
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, visitou na segunda-feira (20) a região da Comuna 13, em Medellín, na Colômbia, onde destacou a transformação desta cidade com programas sociais para superar a violência.
“Medellín foi a cidade mais violenta do mundo e conseguiu superar essa triste história. A sociedade passou a ser incluída e escutada”, disse Jungmann à Agência Efe, após concluir seu percurso pelo bairro.
Jungmann ficará na Colômbia até a próxima quinta-feira para conhecer experiências bem-sucedidas deste país em matéria de segurança pública que possam ser aplicadas no Brasil.
Em seu primeiro dia em Medellín, onde também se reuniu com organizações de bairro, o ministro percorreu a Moravia, setor que passou de deixou de ser um depósito de lixo para se tornar uma referência na transformação urbana.
O ministro destacou o “respeito pela comunidade” por parte das autoridades e “a preocupação com as áreas mais violentas”, refletida na construção de espaços públicos, com equipamentos de alta qualidade, projetado para a população mais vulnerável.
“Ele pensam na cidade como algo integrado e para todos. É muito interessante que para resolver os problemas sociais e não reproduzir o ciclo de violência, focaram na juventude”, afirmou.
Jungmann continuará nesta terça sua agenda em Medellín com uma reunião com o comandante da Polícia Metropolitana, general Óscar Gómez, e posteriormente se encontrará com o prefeito Federico Gutiérrez e com o secretário de segurança, Andrés Tobón, para troca de conhecimento sobre as ações que permitiram reduzir os índices de criminalidade.
Para aprofundar no modelo de segurança cidadã, Jungmann viajará na quarta-feira para Bogotá, onde tem previstas reuniões com o ministro da Defesa, Guillermo Botero; o prefeito da cidade, Enrique Peñalosa, e o diretor da Polícia, general Jorge Hernando Nieto.
(Agência EFE)