Ibope indica Caiado com 56%; Daniel, 17% e Zé Eliton, 16%
O instituto apresentou os seguintes números, considerando os votos válidos: Ronaldo Caiado com 56%, Daniel Vilela, 17% e Zé Eliton, 16%
A última rodada de pesquisas do Ibope, antes do primeiro turno das eleições gerais, mostra o candidato Ronaldo Caiado na liderança, com possibilidade de vencer no primeiro turno. O instituto apresentou os seguintes números, considerando os votos válidos: Ronaldo Caiado com 56%, Daniel Vilela, 17% e Zé Eliton, 16%
Considerando os votos totais, Ronaldo Caiado aparece com 49%; Daniel Vilela com 15%; Zé Eliton tem 14%, seguido por Kátia Maria com 6% e Marcelo Lira com 2% cada; Alda Lucia e Weslei Garcia tem 1% cada. O levantamento foi feito de 4 a 6 de outubro.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Rejeição
O Ibope também mediu a taxa de rejeição aos candidatos. Nessa fase, os entrevistados podem citar mais de um candidato, por isso, os resultados somam mais de 100%. O candidato à reeleição, Zé Eliton lidera o índice com 24%, seguido de Kátia Maria, com 23% e Ronaldo Caiado com 18%. Alda Lúcia tem 15%; Marcelo Lira tem 14% e Daniel Vilela e Weslei Garcia aparecem com 13% cada.
Além disso, 12% dos entrevistados afirmaram que poderiam votar em qualquer candidato. 15% não soube ou preferiu não responder.
Senado
O Instituto também pesquisou a intenção de votos para as duas vagas ao Senado. O resultado contraria as previsões no início da campanha, em que apontavam o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e a senadora Lúcia Vânia (PSB) como os preferidos.
Agora, aparecem Vanderlan Cardoso (PP) e Jorge Kajuru (PRP) na linha de frente, com 38% e 37%, cada. Lúcia Vânia soma 30% e Marconi, 20%. Wilder Morais (DEM) tem 9%, Agenor Mariano (MDB), 7%. Fabrício Rosa (PSOL), Professora Geli (PT) e Professora Magda Borges (PCB) tem 3% cada. Professor Alessandro Aquino (PCO), Luís Cesar Bueno (PT) e Santana Pires (Patriota) tem 2% cada.
Atualizado em 07/10/2018, às 10h09.