O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Vila Cora Coralina

2ª edição da Feira de Arte de Goiás termina no próximo domingo

A feira promove uma cadeia produtiva das artes, agregando fábricas e lojas de molduras e insumos artísticos, livrarias e editoras com publicações no campo das artes entre outros profissionais

Postado em 25 de outubro de 2018 por Katrine Fernandes
2ª edição da Feira de Arte de Goiás termina no próximo domingo
A feira promove uma cadeia produtiva das artes

Da Redação

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), recebe a 2ª edição da Feira de Arte de Goiás (Fargo), o evento aberto na noite da última terça-feira, dia 23, e que segue até o domingo, dia 28, com uma ampla programação gratuita, reunindo 30 estandes de profissionais, artistas, e expositores.

A feira promove uma cadeia produtiva das artes, agregando fábricas e lojas de molduras e insumos artísticos, livrarias e editoras com publicações no campo das artes, fotógrafos, jornalistas, leiloeiros, galeristas, colecionadores especializados e outros profissionais ou estudante que tenha interesse na produção artística e nos seus produtos.

O objetivo principal da Fargo é fomentar o mercado em torno das artes visuais e, dessa forma, fortalecer as relações produtivas comerciais, proporcionando visibilidade e possibilidades de negócios e escoamento dessa produção; destina-se a profissionais das artes e atividades paralelas.

Todas as dependências da Vila Cultural estão sendo ocupadas com a feira, ao som de DJs convidados e, todos os fins de tarde, pocket shows musicais com ritmos como chorinho, jazz, blues e MPB, além de uma área de convivência com alimentação, café, bebidas em geral, comidinhas, guloseimas e doces. O evento, idealizado pela Arte Plena Produções, tem a curadoria de Sandro Tôrres, diretor da Arte Plena Produções Culturais, Gilmar Camilo, curador do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC-GO) e Ester Krivkin, divulgadora nacional.

A Fargo conta com a participação de diversas galerias do Brasil e pretende fomentar o mercado em torno das artes visuais a fim de fortalecer as relações produtivas e comerciais em torno deste segmento. “Percebemos, na primeira edição, que a produção das artes em Goiás existe em profusão e em qualidade. A Fargo possibilita visibilidade e possibilidade de negócios e da comercialização desta produção”, explica Wanessa Cruz, da Arte Plena Produções.

O projeto tem patrocínio do Governo de Goiás, por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes e Fundo de Arte e Cultura, mecanismos gerenciados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), e conta com vários parceiros culturais e institucionais.

A Feira de Arte também envolve, além dos artistas, universidades e faculdades que oferecem cursos em áreas relacionadas, como artes visuais, design e arquitetura, com direito a certificado de participação para os alunos.

Seminário

Paralelamente à Feira, no auditório da Villa Cultural recebe a 3ª edição do Seminário Nacional O Campo das Artes – Bastidores da Criação, evento de formação com palestrantes locais e nacionais com vasta experiência e reconhecimento. Os temas das palestras são Confluências de Linguagens – Arte, Arquitetura, Design, Arte Engajada – Poéticas Mistas, Sistemas de Arte – Novos Meios, Novas Plataformas, Mercado, Ambições, Carreiras, Gravura, Ilustração, Animação, HQ.

Serviço:

II Feira de Arte de Goiás – Fargo

Data: de quarta a domingo, dos dias 24 a 28 de outubro de 2018 

Horário: Das 10h às 22h

Local: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 3, esquina com Avenida Tocantins, Centro.

Galerias de artes

Oto Reifschneider Galeria, de Brasília;

A Casa da Luz Vermelha (do fotógrafo nacionalmente conhecido Kazuo Okubo);

Mapa Galeria (do galerista Marcelo Pallotta), de São Paulo;

Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea;

Galeria Almeida & Dale, de São Paulo

Seminários

Leo Romano (GO) – arquiteto e designer;

Waldick Jatobá (SP) – designer e curador de design;

Fabiana Queiroga (GO) – artista e designer;

Renato de Cara (SP) – diretor do Museu da Cidade e curador;

Kdu dos Anjos (MG) – performer e ativista social;

Guilherme Werneck (SP) – crítico e jornalista;

Helena Bagnoli (SP) – crítica e jornalista;

Renato Negrão (MG) – performer e escritor;

Mariana de Matos (PE) – artista visual e escritora;

Márcio Jr (GO) – artista, escritor e cineasta;

Celma Paese (RS) – arquiteta e professora;

Zé César (GO) – artista e professor;

Oto Reifschneider (DF) – curador de arte e galerista;

Márcia Deretti (GO) – curadora de cinema e cineasta;

Samuel Casal (SC) – ilustrador;

Sonia Rodrigues (SP) – gerente da Arjowiggins para a América Latina, e

Gregory Kravchenko (GO) – engenheiro de produção e designer 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também