O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Compras

O período da piracema começa nesta quinta-feira, em Goiás

Durante esta época, ocorre a migração de peixes no sentido das nascentes dos rios, com fins de reprodução, e fica suspensa a pesca, sendo permitida apenas a pesca esportiva

Postado em 31 de outubro de 2018 por Fernanda Martins
O período da piracema começa nesta quinta-feira
Durante esta época

Da Redação

O período da piracema começa nesta quinta-feira (1º/11) em todo o Estado de Goiás e vai até o dia 28 de fevereiro de 2019. Durante esta época, ocorre a migração de peixes no sentido das nascentes dos rios, com fins de reprodução. Neste período a pesca está suspensa, sendo permitida apenas a pesca esportiva (prática de pesque e solte) com licença para modalidade específica. 

Os quatro meses em que a piracema vigora são essenciais para a reprodução da fauna aquática e manutenção dos estoques pesqueiros, fonte de alimento e renda para milhares de famílias em Goiás.

Este ano, equipes de fiscalização Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) vão percorrer rios e lagos goianos, principalmente nas regiões de Três Ranchos, Rio Vermelho, Corumbá III e IV, Paranã, Rio das Almas e Rio Piracanjuba, prestando orientações sobre o período e atuando também na repressão à pesca predatória. Haverá ainda uma maior concentração de equipes na região do Parque Estadual do Araguaia (São Miguel do Araguaia), Rio Crixás e Rio do Peixe.

Cota Zero

A piracema ocorre conjuntamente com a Lei da Cota Zero, que proíbe o transporte de peixes no território goiano. Ambas as medidas têm resultado no aumento da quantidade de peixes nos mananciais goianos, com incremento na pesca esportiva.

Paralelamente à piracema, ações de combate ao desmatamento e extração de areia ilegal vão ocorrer também em outras regiões do Estado de Goiás.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também