O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Histórica

Santa Cruz de Goiás se torna capital simbólica do Estado

Cidade já foi capital de Goiás por algumas décadas

Postado em 18 de dezembro de 2018 por Guilherme Araújo
Santa Cruz de Goiás se torna capital simbólica do Estado
Cidade já foi capital de Goiás por algumas décadas

Foto: Reprodução

O governador José Eliton sancionou na última sexta-feira (14) a lei que transforma Santa Cruz de Goiás em capital simbólica do Estado. Com a nova lei, todos os anos, na semana que compreende o dia 27 de agosto, data do aniversário da cidade, os Poderes do Estado funcionarão ali, simbolicamente. 

A iniciativa dos deputados Lincoln Tejota (Pros) e Gustavo Sebba (PSDB) é justificada por eles pelo fato da cidade de Santa Cruz de Goiás ter sido uma das primeiras povoações do Estado e morada dos descendentes do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, que teve relevante participação na história do Estado.

A cidade já foi capital de Goiás por algumas décadas (1839 a 1870) e possui belezas naturais imponentes, como parques e as reservas de águas cristalinas da cachoeira de Lá e da cachoeira Taboão, no rio do Peixe, com quedas de até seis metros, casarões dos tempos áureos e a histórica Casa de Câmara e Cadeia.

No aspecto cultural a riqueza também é imensa. A Cavalhada de Santa Cruz de Goiás é a mais antiga do Estado (em 2018 completou 202 anos) e é a única que preserva sua originalidade. Outras expressões culturais são a Contradança e a Folia de Reis, entre outras. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também