Verão no Hemisfério Sul começa hoje com pancadas de chuvas
Na Capital, céu parcialmente nublado e termômetros variando entre 22ºC e 32ºC
O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente às 20h22 desta sexta-feira (21/12) e vai até 20 de março de 2019. O período, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), se caracteriza pela elevação da temperatura e dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas.
Nessa estação, segundo o Inmet, a chuva é frequente em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste. Os maiores volumes de precipitação são esperados para o sudeste do Amazonas e o norte de Mato Grosso, entre os meses de dezembro e fevereiro.
“Devido às suas características climáticas, o verão é especialmente importante para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios”, informou o instituto.
Em Goiás, a nebulosidade fica variável com possibilidade de pancadas isoladas de chuva na região Norte. Nas demais regiões do Estado haverá pancadas de chuva, podendo ser localmente fortes.
Na Capital, céu parcialmente nublado e termômetros variando entre 22ºC e 32ºC. A umidade relativa do ar oscila entre 35% e 80%.
Em Bom Jesus de Goiás, no Sul, mínima 23ºC e máxima de 31ºC. Em Hidrolândia, no Centro, mínima de 22ºC e máxima de 31ºC.
Em Nazário, também no Centro, mínima de 22ºC e máxima de 33ºC. Em Posse, no Nordeste do Estado, mínima de 21ºC e máxima de 34ºC. (Da Redação com informações da Agência Brasil)