O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
saúde

Três dicas para desinchar no verão

Após festas de fim de ano, nutricionista dá orientações de como perder aqueles quilos a mais e diminuir a retenção de líquidos

Postado em 16 de janeiro de 2019 por Jefferson Pereira dos Santos
Três dicas para desinchar no verão
Após festas de fim de ano

Da Redação

Nas redes sociais, os projetos de verão fazem sucesso com as dicas do trivial combo “alimentação saudável + exercícios físicos”. No período mais quente do ano, o verão, é preciso ficar atento à retenção de líquidos e deixar o inchaço ir embora. 

Além disso, atire a primeira pedra quem não exagerou nas festas de final de ano e começou 2019 com uns quilos a mais. Pensando nisso, o Bretas convidou a nutricionista Michelle Jota para dar três dicas práticas com ótimos resultados para quem quer desinchar e voltar ao peso ideal. 

Os ingredientes são facilmente adquiridos em supermercado e os preços são acessíveis.

  • Beba bastante água – apesar de parecer contraditório, a água auxilia na diminuição da retenção de líquidos. Muita gente pensa o contrário, mas se você fica sem beber água por muito tempo, seu corpo entende que precisa poupar e retém mais líquido. A quantidade ideal é de 35 ml por quilograma de peso. Basta multiplicar seu peso por 35 e terá a quantidade de mililitros de água que deve ser ingerida ao dia. Para os esquecidos, o despertador do celular é um ótimo aliado.
  • Invista no chá – eles são fontes de antioxidantes e anti-inflamatórios, previnem o envelhecimento e diminuem as gorduras. Os chás são fontes de catequinas e fitoquímico, que faz com que se aumente produção de gordura marrom. “A gordura marrom gasta mais energia. Quando vamos envelhecendo, diminuímos a produção de gordura marrom e aumentamos a produção da gordura branca, que é mais lenta”, esclarece Michelle. As opções podem ser quentes ou geladas. Três xícaras de chá por dia são o suficiente. Não exagere, já que a bebida em excesso vai sobrecarregar os rins e fígado. Não é recomendado usar o mesmo tipo de chá por muito tempo, pois pode gerar efeitos tóxicos. O ideal é variar entre três tipos. Para chá quente, aqueça a água até começar a borbulhar (não é necessário ferver). Acrescente uma colher de sopa da erva escolhida e abafe por 5 minutos. Para o chá frio, é possível usar até mesmo chás convencionais, que podem ser adquiridos em supermercado. Coloque o saché e a água na garrafa térmica e espere por duas horas para poder tomar. Gestantes, hipertensos e mulheres na menopausa não devem tomar chás que aumentam o metabolismo, como o verde ou de hibisco. Para essas pessoas, as melhores opções são as calmantes, como de hortelã e de frutas.
  • Suco funcional é uma boa alternativa – os sucos com os ingredientes certos são grandes aliados na diminuição da retenção. Misture o suco de um limão a uma fruta (mamão, melão, abacaxi, maça etc.), uma folha (couve, hortelã, almeirão etc.) e um tempero (cúrcuma, gengibre, salsa etc.). Bata tudo e beba sem coar, para não perder a fibra. O limão é ótima fonte de vitamina C, a hortelã é analgésica estomacal e intestinal, a couve auxilia na saciedade e o abacaxi facilita a digestão. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também