Vereadora propõe teste de trombofilia para mulheres na rede pública
Intenção da parlamentar são para elas que tenham histórico familiar ligado a essa doença possam fazer o teste e ter tratamento adequado na rede pública de saúde
Eduardo Marques
A vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) propõe exame genético para detectar trombofilia para mulheres na rede pública. Segundo a autora do projeto, a intenção é que mulheres que tenham histórico familiar ligado a essa doença possam fazer o teste e ter tratamento adequado na rede pública de saúde, solicitado pelo médico ginecologista e/ou obstetra na primeira consulta pré-natal.
A vereadora em sua justificativa explica que a trombofilia “é uma condição hereditária (de pai pra filho) ou adquirida (por algum problema de saúde) em que o sangue tem uma maior tendência a formar coágulos que podem causar a trombose venosa profunda ou embolia pulmonar”.
“Várias mulheres que sofreram com aborto, pré-eclâmpsia tiveram alguma forma de trombofilia”, explica Tatiana adicionando que “o problema é que a maioria somente descobre a tendência quando já perdeu um ou mais filhos”.