O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Saúde

Vereadora propõe teste de trombofilia para mulheres na rede pública

Intenção da parlamentar são para elas que tenham histórico familiar ligado a essa doença possam fazer o teste e ter tratamento adequado na rede pública de saúde

Postado em 22 de fevereiro de 2019 por Redação
PC prende em flagrante mulher suspeita de tráfico de drogas em Catalão
A mulher foi presa em flagrante durante patrulhamento no Bairro Evelina Nour

Eduardo Marques

A vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) propõe exame genético para detectar trombofilia para mulheres na rede pública. Segundo a autora do projeto, a intenção é que mulheres que tenham histórico familiar ligado a essa doença possam fazer o teste e ter tratamento adequado na rede pública de saúde, solicitado pelo médico ginecologista e/ou obstetra na primeira consulta pré-natal.

A vereadora em sua justificativa explica que a trombofilia “é uma condição hereditária (de pai pra filho) ou adquirida (por algum problema de saúde) em que o sangue tem uma maior tendência a formar coágulos que podem causar a trombose venosa profunda ou embolia pulmonar”.

“Várias mulheres que sofreram com aborto, pré-eclâmpsia tiveram alguma forma de trombofilia”, explica Tatiana adicionando que “o problema é que a maioria somente descobre a tendência quando já perdeu um ou mais filhos”.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também