Orquestra e Coro Sinfônicos de Goiânia apresentam Concerto de Abertura Oficial da Temporada 2019
O solista, que também é o regente da noite, é o violonista Fabio Zanon
A Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO), juntamente com o seu Coro Sinfônico, realiza o Concerto de Abertura Oficial da Temporada 2019, nesta terça-feira (26), às 20h, no Teatro Sesi. A entrada será mediante a doação de 2kg de alimento não perecíveis ou 1 livro literário.
Como solista e regente, a OSGO a receberá Fábio Zanon, violonista conhecido como um dos mais brilhantes da atualidade no mundo. Ele é professor da Royal Academy of Music em Londres. No programa, obras importantes do repertório clássico universal, tendo como destaque dois compositores do século 20: o russo Igor Stravinsky (O Pássaro de Fogo) e o brasileiro Heitor Villa-Lobos (Concerto para Violão e Choros nº 10). A ‘Abertura A Páscoa Russa’, do compositor russo Rimsky-Korsakov, completa o programa.
O convidado
Fabio Zanon é reconhecido internacionalmente como um dos grandes violonistas da atualidade. Sua atividade como violonista, regente, escritor, professor e comunicador tem contribuído para uma mudança da percepção do violão na música de concerto.
Iniciado ao violão através de seu pai, teve entre seus mestres Antonio Guedes, Henrique Pinto, Edelton Gloeden e Michael Lewin. Teve forte influência direta de Julian Bream, durante seus anos de estudante em Londres. Foi vencedor de dois dentre os maiores concursos internacionais de violão: o Tarrega, na Espanha, e o GFA, nos EUA.
Recebeu o Prêmio Moinho Santista, em 1997, Prêmio Carlos Gomes, em 2005, Prêmio Bravo!, Em 2010, e foi indicado para o Grammy Latino, em 2011. É professor visitante da Royal Academyof Music em Londres. Já tocou nos maiores teatros e festivais e à frente de importantes orquestras em mais de 40 países. É coordenador do Festival de Inverno de Campos do Jordão.
A orquestra
A OSGO foi criada, em 1993, pelo maestro Joaquim Jayme e pelo então Secretário Municipal de Cultura Kleber Adorno. A instituição, uma das unidades da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Goiânia, abriga uma orquestra composta por 75 músicos e um coro de 48 vozes. Funcionou como Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia entre 1995 e 2008.
Tem como objetivos principais a promoção, divulgação e coordenação das atividades de música sinfônica – além do apoio à música de câmara e lírica a serviço do desenvolvimento cultural de Goiânia. Participa ativamente da vida cultural da cidade, com temporadas regulares de concertos nos principais teatros da Capital, além de uma atuação marcante na periferia e na Região Metropolitana, com apresentações em praças, parques e igrejas. Nos concertos de sua temporada principal, a orquestra tem contado com artistas de renome nacional e internacional.
O maestro Joaquim Jayme esteve à frente da orquestra desde sua criação, em 1993, até sua morte em 2017, excetuando os anos entre 2001 e 2004, nos quais se revezaram na direção os maestros Marshal Gaioso e Emílio de César. A partir de 2018, passou a contar com um núcleo pedagógico, com a incorporação da antiga Banda Marcial de Goiânia, agora transformada em Rede Municipal de Núcleos Musicais, o que culminou na criação de vários grupos de bolsistas e estudantes – Banda Juvenil de Goiânia, Camerata Juvenil de Goiânia, Coro Juvenil de e Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme.
A OSGO coordena, também, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, núcleos musicais em escolas públicas e casas de cultura da Capital, com foco na formação musical de crianças e adolescentes e também na conquista de novas plateias. Está, atualmente, sob a direção do maestro Eliseu Ferreira.
SERVIÇO
Concerto de Abertura Oficial da Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica de Goiânia
Regente e solista convidado: Fabio Zanon – Violão
Quando: terça-feira (26)
Horário: 20h
Onde: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Santa Genoveva – Goiânia)
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis ou 1 livro literário