O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025
MÚSICA CLÁSSICA

Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás abre os ensaios para o público

Banda vai se apresentar na oitava edição do Festival de Música em Trancoso, na Bahia, junto com grandes músicos do mundo inteiro

Postado em 19 de março de 2019 por Sheyla Sousa
Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás abre os ensaios para o público
Banda vai se apresentar na oitava edição do Festival de Música em Trancoso

a4ac93d3828262bf9662bae5445ff3d8

GUILHERME MELO* 

Representando a música clássica de Goiás, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) estará no 8ª Festival de Música em Trancoso, que ocorre entre os dias 23 e 30 de março, no Teatro L’Occitane, no litoral sul da Bahia.O evento reuni grandes artistas da música clássica e popular e a orquestra foi convidada para fazer o concerto de abertura, no sábado (23). 

A orquestra, que está ensaiando deste o final do ano passado, abre seus últimos ensaios para o público. O primeiro nesta terça-feira (19), das 14h às 17h, com o repertório dos solistas participantes: o spalla da Filarmônica de Munique, o violinista Lorenz Nasturica- Herschcowici e o contrabaixo da Orquestra Sinfônica do Teatro Mariinsky da Rússia, EvgenyRyzhkov.  “Estamos ensaiando intensamente para manter a qualidade e representar o Estado, já que fomos convidados para realizar a abertura, queremos mostrar ao público uma palinha do que vai acontecer no Festival”, adianta o maestro regente da OSJG, Eliel Ferreria. 

Na quarta-feira (20), a Sinfônica Jovem, abre novamente o ensaio para o público, às 18h30, sobre a regência do maestro da Orquestra Filarmônica de Madrid, Pascual Osa, junto aos músicos da Sinfônica Jovem, no mesmo local, com a participação dos solistas Angelica de la Riva (soprano), Mónica Ferracani (soprano), Svetlana Shilova (mezzo soprano), Vincenzo Costanzo (tenor) e Duccio Dal Monte (baixo), ambas apresentações serão no Teatro Basileu França.

O dever de representar 

A Orquestra Sinfônica Jovem, no Festival, será regida pelo violoncelista alemão, Leonard Elschenbroich, que será apresentado pela OSJG, em Trancoso. “Para a os jovens da orquestra é uma oportunidade única de tocar com um maestro renomado, sem falar em estar no mesmo festival que músicos do mundo inteiro”, ressalta o maestro. 

Músicos como, Lorenz Nasturica- Herschcowici, a mezzo-soprano Svetlana Shilova, Pascual Osa e tenor VicenzoCostanzo, fazem parte do festival. Eliel reforça a relevância de um intercâmbio cultural, que esses Festivais oferecem. “Imagina se os top 10 dos melhores jogadores de futebol do mundo, estivessem em Goiânia para treinar o Goiás, ou o Vila Nova, é como se fosse no mesmo parâmetro de importância para um músico”, compara o maestro. 

Os jovens da orquestra estarão nas mãos de um ‘crack’ da música clássica, Leonard Elschenbroich foi descrito pelo ‘The New York Times’, como “um músico de grande destreza técnica, curiosidade intelectual e profundidade expressiva”, o violoncelista alemão se apresenta como solista com as principais orquestras do mundo. Estreou na Musikverein de Viena durante turnê europeia com a Staatskapelle Dresden. Nos Estados Unidos, sua estreia se realizou com a Chicago Symphony Orchestra. Leonard Elschenbroich toca regularmente na Royal Albert Hall de Londres, no BBC Proms.

Em 2012 foi um dos fundadores da Orquestra Filarmônica da Bolívia, primeira orquestra a interpretar uma sinfonia de Gustav Mahler na história do país. Elschenbroich viaja regularmente à Bolívia para conduzir projetos educacionais e participar do desenvolvimento da orquestra. A partir desse compromisso, passou a explorar o campo da regência com diversas orquestras na América Latina e no Reino Unido. Em 2018 estreou como regente em Londres, levando o jornal britânico ‘The Telegraph’ a declarar: “Elschenbroich realizou uma apresentação da Sinfonia nº 1 de Brahms, que por vezes atingiu as alturas”.

Preparação de campeões 

No ano passado, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, tocou pela primeira vezno Festival Música em Trancoso, e teve destaque entre os participantes, promovendo um espaço de interação e aprendizagem para os jovens músicos.  “Foi uma experiência ímpar, mesmo com a alegria de participar em um festival como esse, entendemos a importância e a grande responsabilidade”, revela. Com o treinamento similar a um atleta para as Olimpíadas, os estudantes de músicas provaram sua dedicação e esforço através de redes sociais. “Durante os ensaios, os alunos criaram a hastag#maratonatrancoso, como se fosse uma maratona de academia”, explica o maestro. 

Neste ano, a Orquestra se preparou com maior dedicação, honrando o convite de abrir o festival. “Os treinamentos começaram em 2018, se intensificado em janeiro, e depois do Carnaval foi ficando mais intenso, com ensaios duas vezes ao dia”, conta o maestro. Toda a preparação foi feita em conjunto de toda a orquestra, para que assim tivessem uma evolução, respeitando as dificuldades de cada um. 

Com o período de preparação bem cronometrado, todos os ensaios foram de responsabilidade e acompanhamento do maestro regente, Eliel Ferreira, até duas semanas atrás. Desde então maestros do Brasil e Mundo inteiro estão ensaiando com a banda. “Os alunos, os músicos da orquestra estão se dedicando deste o início para levar um conteúdo de qualidade e presentar o Estado”, reforça a diretora do Itego em artes Basileu França, Loide Magalhães. 

Loide ainda explica que os alunos estão com a oportunidade de entender melhor como é preparação de um músico de nível internacional, o que pode impulsionar a carreira deles. “O estudo de música é continuo, os estudantes do Basileu entendem isso, e assim estão com foco em sonoridades e estilos diferentes, casando com o maestro que está regendo”, releva. 

Concertos 

O repertório que será apresentado ao público no sábado (23), inclui clássicos de Rossini, Tchaikovsky, Sarasate e Bottesini. O concerto terá a regência de Leonard Elschenbroich, com apresentações dos solistas Lorenz Nasturica e EvgenyRyzhkov. “Estamos preparando uma abertura única, um repertorio sinfônico inspirado nos grandes clássicos”, adianta o maestro, Eliel Ferreira. 

No domingo (24), a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, sob a regência do maestro espanhol, Pascual Osa, com a participação de cinco cantores líricos, apresenta a noite ‘Zarzuela e Opereta’, que recria a magia de um gênero lírico-dramático que se tornou patrimônio da cultura espanhola. Nesta apresentação, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás será acompanhada por cinco cantores com nível internacionais. 

Festival 

O festival chega à sua 8ª edição com uma programação rica em gêneros e estilos, reunindo cerca de 300 artistas de diversos países. Produzido pelo Mozarteum Brasileiro, o evento se estende por oito noites, contemplando música clássica e popular, jazz latino, opereta e zarzuela – gênero lírico dramático espanhol. Nesta edição, o festival homenageia Tom Jobim e Dominguinhos.

*Integrante do Programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também