Para divertir, encantar e despertar a imaginação
3ª edição do Festival de Teatro Infantil de Goiás é apresentada neste fim de semana no Teatro Goiânia
SABRINA MOURA*
Com uma programação voltada também para a acessibilidade, a 3ª edição do Festival de Teatro Infantil de Goiás (Festin) tem início, nesta sexta-feira (19), seguindo pelo sábado (20) e pelo domingo (21), no Teatro Goiânia.
Segundo o idealizador do festival e produtor cultural Hélio Martins, Goiânia tem boas companhias teatrais e uma produção rica culturalmente que fala para essa temática de teatro infantil. “Todos os espetáculos têm sua mensagem de paz, amor e solidariedade. Em suas diversas linguagens, eles trazem a magia do teatro, do circo e da música para encantar e levar ao público uma mensagem verdadeira e coerente sobre ética, cidadania, amizade e amor”, afirma ele.
A novidade deste ano é que toda a programação terá intérpretes de libras e recurso de audiodescrição para pessoas cegas e/ou com baixa visão, em parceria com a Faculdade de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás (UFG), que irá oferecer alunos e professores do curso para serem intérpretes de libras em todos os espetáculos. “Temos muita conversa e pouca ação sobre a temática ‘acessibilidade cultural’. Nós, produtores, temos pouco recurso para garantir intérprete de libras, audiodescrição ou outros recursos necessários para garantir a tão sonhada acessibilidade. Queremos discutir isso e trocar experiências, falar mais sobre nossas dificuldades e acertos. Será um momento também político do nosso festival em que vamos mostrar para a sociedade e o governo a real necessidade de garantir, nos espaços públicos de cultura e lazer, esses equipamentos que garantem a acessibilidade cultural”, explica Hélio.
O festival traz uma programação diversificada de companhias goianas e do Distrito Federal selecionadas por meio de uma curadoria composta pelo diretor da Cia. Flor do Cerrado, Danilo Felipe; pelo produtor Cultual Hélio Martins, e, neste ano pela produtora e atriz convidada, Sandra Clesys.
Além das apresentações, haverá uma oficina para atores e não atores com o mestre em performances culturais, professor, ator e diretor Bruno Peixoto, e uma oficina de teatro para crianças com a atriz e produtora Sandra Clesys, e ainda, uma roda de conversa com produtores, atores e profissionais da educação para debater sobre o Teatro Acessível: Direito de Todos à Cultura. “As oficinas propõem, por meio de exercícios e jogos teatrais, trabalhar a imaginação, a relação consigo e com o próximo, a palavra dita e não dita, a linguagem corpórea, dentre outros, objetivando aos participantes tomarem consciência do poder da expressão por meio da palavra e do corpo, enxergando dentro de si os artifícios para a relação social ‘sem bloqueios’”, finaliza Hélio.
O Festin é uma iniciativa da Cia. Flor do Cerrado, em parceria com companhias goianas e do Distrito Federal, e tem o apoio do governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura.
*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação
da editora Flávia Popov
SERVIÇO
3º Festival de Teatro Infantil de Goiás – Festin
Quando: sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21)
Onde: Teatro Goiânia (Rua 23, nº 252, Setor Central – Goiânia)
Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia-entrada)+ taxas
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (19)
17h – Abertura
17h15 – ‘Berorrokan – A Origem do Mundo Karajá’, Instituto Arte e Inclusão (Inai)
19h – ‘Tumba La Catumba e o Sumiço da Pandeirola’, Cia. Tumba La Catumba / Brasília Sábado (20)
10h – Oficina para atores / Oficina de teatro para crianças (aberto ao público e gratuito)
14h – Encontro com produtores, diretores, atores e profissionais da educação. ‘Mesa Teatro Acessível: Direito de Todos à Cultura’
17h – Reapresentação de ‘Tumba La Catumba e o Sumiço da Pandeirola’, Cia. Tumba La Catumba / Brasília
19h – ‘O Grande Circo Magico’, F2 Produções
Domingo (21)
11h – ‘Mistérios da Páscoa’, Du Caixote Cia. / Goiânia
17h – ‘O Mundo Mágico de Doroty’, Cia. Flor do Cerrado / Trindade