‘Laços’ da ‘Turma da Mônica’
Além da adaptação dos quadrinhos de Mauricio de Sousa, ‘Annabelle 3’ e ‘Pets 2’ entram em cartaz, nesta quinta-feira (27), nos cinemas
Guilherme Melo
Por mais que seja difícil de acreditar, demorou cerca de 60 anos desde a primeira tirinha publicada para que os personagens de Mauricio de Sousa ganhassem uma adaptação com atores no cinema. Turma da Mônica: Laços é a grande estreia desta quinta-feira (27) em todas as telonas do Brasil. O filme apresenta um belo retrato do espírito dos gibis para toda tipo de público.
O filme representa a história do universo da Turma da Mônica. No enredo, Floquinho, o cachorro do Cebolinha (interpretado por Kevin Vechiatto), desapareceu. O menino desenvolve, então, um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.
Laços representa uma história doce, inocente e respeita a essência dos personagens, criados há tanto tempo, e, com certeza, irá entreter a criançada – enquanto emociona os pais que, provavelmente, cresceram lendo os quadrinhos. Segundo o diretor do filme, Daniel Rezende, foi importante a escalação inspirada dos jovens atores responsáveis por dar vida a Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Somada a uma fotografia belíssima, ajudariam o público a entrar na história.
A trama é uma adaptação direta da graphic novel de mesmo nome, lançada pelos irmãos Lu e Vitor Cafaggi, em 2013 – parte da linha que entrega os personagens de Mauricio para outros autores, a Graphic MSP. Mesmo com a adaptação, existem algumas novidades no roteiro, como inspirada participação do Louco (Rodrigo Santoro) ou o resgate final, mas o sentimento de força na união está presente.
Laços é inspirado também no filme Os Goonies, de 1985, pela a aventura em grupo com um tom infantil. O enredo entrega uma história focada no quarteto, com longos trechos sem qualquer interação com adultos. Os atores apresentam encarnações convincentes de uma turma que fez parte da infância de muita gente.
Retorno da boneca
também estreia nesta quinta (27), e retrata quando Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga) deixam sua casa durante um fim de semana. A filha do casal, a pequena Judy Warren (McKenna Grace), é deixada aos cuidados de sua babá (Madison Iseman). Mas as duas entram em perigo quando a maligna boneca Annabelle, aproveitando que os investigadores paranormais estão fora de jogo, anima os letais e aterrorizantes objetos contidos na Sala dos Artefatos dos Warren.
O elenco da continuação é formado por Patrick Wilson, Vera Farmiga, McKenna Grace, Katie Sarife e Madison Iseman. James Wan retorna para produzir, enquanto o roteirista Gary Dauberman fará sua estreia na direção do filme.
Aventuras dos pets
Outra estreia desta quinta é Pets – A Vida Secreta dos Bichos 2, retornando com a história da vida de Max e Duke, que muda bastante quando sua dona tem um filho. De início, eles não gostam nem um pouco deste pequeno ser que divide a atenção, mas aos poucos ele os conquista. Não demora muito para que Max se torne superprotetor em relação à criança, o que lhe causa uma coceira constante. Quando toda a família decide passar uns dias em uma fazenda, os cachorros enfrentam uma realidade completamente diferente com a qual estão acostumados.
(Guilherme Melo é
estagiário do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)