O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Arrasta pé

Confira o roteiro das melhores festas julinas, quadrilhas e arraiás do Brasil

Festas juninas não se encerram em junho, o mês das férias continua com as festividades

Postado em 1 de julho de 2019 por Sheyla Sousa
Confira o roteiro das melhores festas julinas
Festas juninas não se encerram em junho

Guilherme Melo

Muito se engana quem pensa que os arraiás ocorrem apenas no mês de junho, a festança se estende até as primeiras semanas do mês das férias. Hoje (1º) às festas ‘julinas’ começam em todas as regiões do Brasil eornamentam com suas tradições para continuar com a celebração. 

A única dúvida é escolher para onde ir. Como são muitos arraiás espalhados pelo país afora, há uma lista quase infinita de possibilidades. Para facilitar, o Essência selecionou algumas cidades que reúnem as maiores e melhores festas julinas do Brasil. Já prepara o traje e corra para aproveita. 

Campina Grande, Paraíba 

Caruaru abriga, desde o século 19, uma das maiores festas regionais ao ar livre do planeta: trata-se de sua tradicional festa de São João, que acontece ao longo de todo o mês de junho e início de julho, atraindo milhares de interessados. O evento ocorre principalmente em um enorme complexo, o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Ali estão localizados a Fundação de Cultura de Caruaru, um pavilhão de exposições, dois museus e, como não poderia faltar, um palco para as atrações musicais, que não são poucas. Dentre as dezenas de músicos confirmados para 2019 estão nomes como Alceu Valença, Elba Ramalho, Bell Marques e Fulô de Mandacaru.

Por sua tradição e grandiosidade, a festa junina de Caruaru é considerada por muitos o ‘Maior São João do Mundo’, título disputado acirradamente todos os anos com a paraibana Campina Grande, e merece ser conhecida por todos os que curtem arraiais.

A programação conta também, nesta terça-feira (2), com Tonny Alisson e Celiony Davi. Quarta-feira (3), com Cavaleiros do Forró, Thullio Milionário e Forrozão Karkará. Na quinta (4), Márcia Fellipe, Luan Estilizado, Samya Maia e Forró do Garotinho. Além de Mano Walter, Saia Rodada, Gianini Alencar e Pedro Lucas, na sexta-feira (5). Sábado (6), com Wesley Safadão, Eric Land, Donas da Farra e César & Artur. Para finalizar, no domingo (7), Marília Mendonça, Niedson Lua, Maria Clara e Tony Dumond.

Mossoró, Rio Grande do Norte 

Alheia à disputa entre Campina Grande e Caruaru, Mossoró não fica atrás quando se trata de festa junina. Localizada a 281 km de Natal, essa tem tanta tradição que o seu nome simplesmente muda para ‘Mossoró Cidade Junina’ durante essa época do ano. E isso se justifica, já que é considerada a terceira maior do Brasil, chegando a reunir mais de um milhão de pessoas, ficando atrás apenas de Caruaru e Campina Grande.

O ponto de partida é conhecido como ‘Pingo da Mei Dia’, com desfiles de diversos blocos e quadrilhas por toda a cidade. A festança se concentra na Estação das Artes Elizeu Ventania, que é a antiga estação de trem da cidade. Com mais de 48 mil metros quadrados, em junho o local passa a se chamar ‘Estação do Forró’. Ali são instalados restaurantes, arenas, palcos, camarotes e barracas, garantindo que todos possam aproveitar. A programação segue na Arena Deodete Dias, com os Festivais de Quadrilhas Juninas, até o dia 30 de julho.

São Paulo

Além destas festas tradicionais, a grande São Paulo estende a sua programação de festas juninas.  Para os mais ecléticos, a quermesse da Igreja do Calvário oferece receitas nacionais e nipo-brasileiras, ao som de bandas de forró, MPB, rock e pop. E como não pode faltar, tem o tradicional Bingo e vários prêmios durante os dias de festa, que acontece de 02 a 08/07.

Já na linha das tradições, não deixe de participar da Festa Julina no Memorial da América Latina, além de churrasquinho, milho, maça do amor e morangos com chocolate terá barracas só com brincadeiras, e prendas, para os pequenos. Dias 21 e 22/07, com entrada gratuita.

(Guilherme Melo  é estagiário do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também