O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Saúde

Mulheres que retém gordura na barriga estão mais dispostas a problemas cardiovasculares

A adoção de hábitos saudáveis e exercício físico seria uma melhoria para esse caso

Postado em 1 de julho de 2019 por Leandro de Castro Oliveira
Mulheres que retém gordura na barriga estão mais dispostas a problemas cardiovasculares
A adoção de hábitos saudáveis e exercício físico seria uma melhoria para esse caso

Foto: Divulgação 

Da Redação 

Em uma recente pesquisa publicada pelo European Heart Journal, por mais de 18 anos, a análise acompanhou 2,6 mulheres com peso considerado saudável. A principal conclusão é que mulheres com gordura acumulada no abdômen, conhecido popularmente como “corpo de maçã”, tem três vezes mais o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e derrame. 

Comparando com aquelas que tinham o corpo conhecido informalmente como formato de “pera”, que é quando a gordura se acumula na região do quadril e das coxas, mulheres que não estão obesas, porém possuem gordura concentrada na região da barriga, estão menos propensas a terem problemas cardiovasculares. 

A revolução nessa pesquisa é que, constatado em mulheres mais velhas que não estão obesas, esses riscos são bem maiores. Por isso, a análise sugere que as mulheres busquem um estilo de vida para ter o formato em “corpo de pera”. Portanto, a adoção de hábitos saudáveis e exercício físico seria uma melhoria. Ainda não está desvendada, no entanto, a razão pela qual a gordura acumulada nas pernas e no quadril não causa tantos problemas.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também