O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 5 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Fertilidade

Estudo indica melhor hora do dia para engravidar

Uma pesquisa realizada na Suíça constatou que de manhã é a melhor hora do dia pra engravidar. Além disso, observaram que na primavera as mulheres tendem a engravidar mais

Postado em 31 de julho de 2019 por Leandro de Castro Oliveira
Estudo indica melhor hora do dia para engravidar
Uma pesquisa realizada na Suíça constatou que de manhã é a melhor hora do dia pra engravidar. Além disso

Ingryd Bastos 

Cientistas suíços indicam que o melhor momento fértil do ser humano é no período matutino e orientam casais que querem engravidar a praticarem relações sexuais antes das 7h30 da manhã, de acordo com uma pesquisa publicada recentemente na revista científica Chronobiology International. 

Essa conclusão não é apenas resultado da observação, há uma explicação científica, segundo os pesquisadores, os espermatozóides são mais fortes durante as primeiras horas do dia. “A testosterona e o corticoide são hormônios com maior produção durante a madrugada, o que pode garantir uma melhor qualidade durante a manhã”, explica o médico brasileiro especialista em reprodução assistida, Guilherme Wood.

Ainda na pesquisa realizada pela University Hospital Zurich , na Suíça, os médicos descobriram que ao longo dos meses de março, abril e maio é o período do ano que os espermatozóides apresentam sua forma maior e mais saudável, ou seja, a primavera é a época mais propicia à gravidez, estação com temperatura mais amena no país de origem do estudo. Já no Brasil, como as estações do ano não são bem definidas como na Suíça, não há como afirmar qual período é mais fértil para as brasileiras.

O estudo também mostrou que a qualidade do sêmen cai no verão. Guilherme informa que estações mais quentes interferem na produção hormonal, fator que pode afetar na qualidade do espermatozóide. “A temperatura dos testículos precisa ser 2,5ºC mais baixa que a temperatura corporal do homem para que a produção não seja prejudicada”, explicou.

A conclusão da pesquisa se deu através do acompanhamento de 7.068 homens, entre 25 e 40 anos, em tratamento de fertilidade. Na coleta do sêmen foram analisados fatores como concentração e quantidade de espermatozóide, capacidade de movimentação, aspecto fundamentação que garante a chegada dele até o óvulo e a morfologia do sêmen, características físicas, dessa forma constaram que o período mais fértil é nas primeiras horas do dia.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também